domingo, 25 de setembro de 2011

Mais de 100 pessoas visitam obras da Linha 4 neste domingo


Escavação dos cinco quilômetros dentro do maciço da Pedra da Gávea avança e desperta a curiosidade dos moradores

Para satisfazer o desejo dos futuros usuários de conhecer de perto a Linha 4 do metrô, um sonho antigo da Barra da Tijuca, a Secretaria de Transportes organizou mais uma visita guiada ao local neste domingo (25/9). Cerca de 110 pessoas - a grande maioria moradora do bairro - percorreram, em duas turmas, os túneis já abertos até agora. As obras de escavação dos cinco quilômetros dentro do maciço da Pedra da Gávea, no sentido Barra-São Conrado, avançam com rapidez e despertam cada vez mais a curiosidade dos moradores.

Desde junho, a Secretaria de Transportes agenda passeios para o último domingo de cada mês. A de hoje foi a quarta visita às obras. Apesar da manhã cinzenta, todos estavam animados para conhecer por dentro o metrô da Barra. Afinal, valia a pena levantar cedo para um programa de domingo diferente.

Às 9h30, os visitantes assistiram primeiro a um vídeo e a explicações técnicas sobre o projeto, apresentados pelo engenheiro João Batista Júnior, da Secretaria de Transportes, responsável pela fiscalização da obra. Segundo ele, a visitação é importante porque aproxima os futuros beneficiários do projeto.

– Eles aprendem e divulgam o que está sendo feito. As pessoas são sempre positivas. Elas ouvem atentamente, mas também fazem sugestões, dão ideias, apresentam dúvidas e questionamentos e, com isso, temos a oportunidade de esclarecer todos os pontos da obra – detalhou o engenheiro, destacando que a extensão da linha até o Terminal Alvorada é a principal reivindicação dos visitantes – completou Júnior.

Em seguida, os visitantes embarcaram em vans para a visita aos túneis. Havia pessoas de todas as faixas etárias, com predominância de adultos. Entre elas, destacava-se a presença de uma criança, figura não muito frequente nesses tipos de passeios. Ana Clara Riley de Carvalho, de apenas oito anos, quis conhecer de perto a origem de um metrô subterrâneo. Ela deixou os habituais passeios dominicais de bicicleta em seu condomínio para acompanhar a mãe, tios e avó a este inusitado programa. E gostou do que viu.

– Pô, é muito legal! Olha, peguei até esta pedrinha para levar de recordação e mostrar pra minhas amigas – vibrava Ana Clara, mostrando o pedregulho.

Joaquim Flávio Simões, 54 anos, morador do Jardim Oceânico e auditor da empresa Furnas Centrais Elétricas, comungava do mesmo entusiasmo da sobrinha. Ele disse que está esperanço de poder contar com um veículo seguro, confortável e rápido, sobretudo para quem enfrenta diariamente imensos engarrafamentos para ir e vir da Barra ao Centro da cidade.

– Todos da minha família que estão aqui são curiosíssimos por conhecer grandes obras, ainda mais esta, que vai beneficiar diretamente a Barra. A Linha 4 é um sonho antigo de todos nós, principalmente a turma mais jovem que será a grande usuária desta linha – afirmou o auditor.

A Linha 4 do metrô, que começou no dia 1 de setembro de 2010 e será inaugurada em 15 de dezembro de 2015, permitirá fazer o percurso em 35 minutos. A previsão é de que a linha vá transportar por dia 240 mil passageiros. Numa extensão de 16 quilômetros, serão construídas seis estações – Jardim Oceânico (já em obras), São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz –, ligando-se à Linha 1 na Praça General Osório.

A Linha 4 será toda subterrânea, à exceção do primeiro trecho. Da estação do Jardim Oceânico até a entrada na Pedra da Gávea, o percurso será em superfície, incluindo uma ponte estaiada sobre o Canal de Marapendi. Os primeiros oito quilômetros subterrâneos estão sendo escavados em rocha, e o restante, até General Osório, em solo arenoso.

Dos cinco quilômetros dentro da Pedra da Gávea, três avançam em direção a São Conrado. Os dois quilômetros restantes serão feitos em sentido contrário. No momento, neste trecho foram escavados 12 metros do túnel de serviços. No sentido Barra-São Conrado, foram feitos 280 metros de túnel de serviços, 762 metros de túnel de via e 131 dos 237 metros previstos de túnel de estacionamento. O ritmo é tão bom que a Secretaria de Transportes adiantou em um mês o cronograma da obra.

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