segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Governo inaugura delegacias legais de Nova Friburgo e Cordeiro nesta terça


Depois de 135 unidades, ficará faltando apenas 15% para concluir o programa em todo o estado

O Governo do Estado, através do Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, (órgão vinculado à Secretaria de Obras), inaugura nesta terça-feira (13/09), às 10h, a 151ª Delegacia Legal e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM de Nova Friburgo, e às 11h, a 154ª Delegacia Legal de Cordeiro. Com mais estas inaugurações o Programa completará 135 unidades implantadas em todo o Estado do Rio de Janeiro.

A solenidade contará com a presença do governador Sérgio Cabral e dos prefeitos Dermeval Barboza Moreira Neto (Nova Friburgo) e Silvinho Daflon (Cordeiro), além da participação do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, além de autoridades do estado e dos municípios.

Para concluir o programa na Região Serrana, faltarão apenas as delegacias 104ª DP de São José do Vale Rio Preto (em obras), 153ª DP de Cantagalo (em obras) e 110ª DP de Teresópolis (em licitação).

– Depois de 135 unidades implantadas, ficará faltando apenas 15% para concluir o programa em todo o Estado do Rio de Janeiro, que já foi finalizado nas regiões Centro Sul, Norte e Noroeste Fluminense. Faltam apenas 19 delegacias legais e seis especializadas para conclusão, sendo que nove estão em obras. Na região Serrana, faltam apenas três unidades –, celebrou César Campos, coordenador do Programa Delegacia Legal.


Nova Friburgo

A 151ª DP e DEAM de Nova Friburgo (Avenida Beira Rio, s/nº) é uma unidade de grande porte, com uma área total de 885,12 m² distribuída em dois pavimentos. As obras da nova unidade e os equipamentos tiveram um custo de R$ 3.013235,71.


Cordeiro

A 154ª DP Cordeiro (Rua Ibraim Roda/Rua Antônio G. Ribeiro S/Nº - Retiro Poético) é uma unidade de grande porte, com uma área total de 843,85m² e construída de 332,76m², distribuída em dois pavimentos. As obras da nova unidade e os equipamentos tiveram um custo de R$ 1.550.803,12.

Nestas unidades, foram usadas técnicas modernas de construção civil, através da substituição das vigas de concreto armado por estruturas metálicas, e também foi usada laje do tipo steel-deck (lâminas de aço tratadas com materiais químicos para evitar a corrosão). O novo padrão, além da velocidade, reduz o custo das obras.

As novas delegacias legais terão computadores conectados a central de dados do Programa Delegacia Legal além de impressoras, switch, roteador, scanner e câmera. As unidades terão atendentes universitários da área de serviço social e psicologia com experiência em atendimento ao público, além dos síndicos, que é um técnico não policial que cuida da manutenção predial, do estoque de materiais e de funcionamento de equipamentos. As delegacias serão compostas por setor de investigação, além de sala de escuta, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e sanitários para o público, como também adaptações para portadores de deficiências.

– A modernização destas delegacias proporciona um ambiente saudável para o policial e para os cidadãos que a elas se dirigem, podendo dispor de tecnologia de informação, o que torna os registros mais ágeis e consistentes –, comentou César Campos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário