sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Empresa portuguesa vai ajudar na revitalização do bonde de Santa Teresa


Carris, de Lisboa, começa a trabalhar em conjunto com o Governo do Estado já na segunda

O governador Sérgio Cabral anunciou que a empresa Carris, de Lisboa, que administra o transporte de bondes no país, firmará um acordo de cooperação técnica com o governo do Estado. O objetivo é aplicar o knowhow português na revitalização do bondinho de Santa Teresa. O anúncio foi feito depois de uma reunião com o ministro adjunto de Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, o vice-governador e coordenador executivo de Projetos e Obras do Estado, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes. Em seguida, eles participaram da abertura do 6º Encontro Empresarial Brasil-Portugal, no Hotel Marriot, em Copacabana.

– O ministro nos colocará em contato ainda hoje com o presidente da Carris para firmarmos o acordo. O bonde de Santa Teresa transporta menos de 2% dos moradores do bairro, mas é um patrimônio e temos a obrigação de retomar o serviço com mais qualidade e dignidade, não só para a população local, mas para os turistas. Ele voltará modernizado, contando com a tecnologia dos elétricos de Lisboa – disse o governador.

O estreitamento das relações entre os países também foi defendida por Relvas, que vê o convênio como um sinal de confiança no trabalho realizado pelos portugueses.

– Nossa história tem estado sempre interligada ao Brasil, em particular ao Rio de Janeiro. O país sempre esteve na nossa rota de apostas e queremos que os brasileiros vejam Portugal como uma porta de entrada na Europa. As relações culturais estabelecidas podem criar condições para novos investimentos em ambos os países, melhorando a qualidade de vida dos povos. A partir de segunda-feira, a Carris trabalhará em conjunto com o governo do Estado para, o mais rápido possível, por o bondinho no lugar onde deve estar, já que é também um cartão postal desta bela cidade – disse o ministro-adjunto.

Cabral destacou a relação histórica entre os dois países, que vem ampliando sua capacidade de negócios de maneira eficaz e compromissada.

– Hoje, há empresas portuguesas fortemente envolvidas no setor financeiro, óleo e gás, telecomunicações e empresas brasileiras inseridas na economia portuguesa. Temos que reforçar esses laços. Nossa obrigação neste encontro é buscar o aprofundamento das relações políticas, institucionais e de outros nichos que são tão caros à cultura e ao patrimônio das nossas cidades.

Na visão de Eduardo Paes, o Brasil configura um ambiente seguro para investimentos em meio à crise financeira europeia.

– Cumprimos nosso dever nos últimos anos. Hoje, temos um cenário favorável para os negócios e a cidade do Rio de Janeiro criou uma atmosfera amigável para negócios, que anseia por novos empreendedores e está disponível a recebê-los – afirmou o prefeito.

O evento

Realizado a cada dois anos, com a iniciativa do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, o evento conta com a presença de empresários, além de lideranças políticas dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre presidentes, ministros de Estado, governadores, prefeitos, diplomatas e Câmaras Portuguesas de nações das Américas, Europa, África e Ásia.

O tema deste ano, 'As relações econômicas luso-brasileiras: oportunidades e desafios', discutirá o estado atual das relações comerciais e do fluxo de investimentos, por meio de pronunciamentos e exposições de autoridades e representantes dos governos e do empresariado. o objetivo é apontar entraves, soluções e oportunidades para o comércio e investimentos bilaterais. A ampliação do fluxo de exportações e a geração de saldos comerciais, temas que serão abordados, contribuem para a manutenção do nível de atividade e para o crescimento da economia, além de coincidir com os objetivos de aceleração do crescimento, objetivados por ambos os governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário