quarta-feira, 28 de setembro de 2011

UCP divulga resultado do vestibular para tecnólogos


Quinhentas vagas gratuitas são oferecidas para cinco cursos. 

A Universidade Católica de Petrópolis divulga hoje o resultado do vestibular para cinco cursos superiores de tecnólogos. As vagas foram disponibilizadas de forma gratuita, por convênio com o governo do estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação Dom Cintra. A prova foi realizada na manhã do último domingo. Já a matrícula e a reclassificação acontecem, respectivamente, nesta quinta e sexta-feira. Os cinco cursos (Petróleo e Gás, Gestão Ambiental, Gestão da Produção Industrial, Automação Industrial e Redes de Telecomunicações) iniciam suas aulas na próxima segunda-feira. Veja aqui o resultado.
Ao todo, 1.634 candidatos se inscreveram no vestibular, a maioria em busca de uma nova chance para mudanças profissionais. É o caso do cobrador de ônibus Roberto Pereira, de 42 anos. Ele diz que concorrer às vagas gratuitas significa a oportunidade de realizar o sonho de uma vida melhor. “Até então, não tinha conquistado por falta de condições financeiras”, revelou. Pai de dois filhos – com 10 e 15 anos – Roberto espera o resultado para começar a estudar num curso superior e poder dar “uma vida mais digna” à família.
A jovem Isabela Carvalho Cardoso, 18 anos, aprova o incentivo dado pelo governo do estado e atesta a escolha da UCP para o convênio: “A universidade vem se destacando em nossa cidade”. Funcionária do Departamento de Pessoal de uma empresa local, ela tem a expectativa de concluir o curso com a certeza de que adquiriu conhecimentos necessários para o mercado de trabalho.
Já o auxiliar de Controle de Qualidade Carlos Henrique Santos da Silva Junior, 25 anos, espera por uma profissão mais valorizada e a chance de um salário melhor. “São ramos em crescimento no país. Isso pode acarretar numa inserção ainda mais rápida do que o esperado no mercado de trabalho”, concluiu.
Com menor duração que os cursos superiores tradicionais – 3 anos –, a modalidade Superior Tecnólogo sinaliza o real interesse do Estado do Rio em mão-de-obra qualificada nas áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento fluminense. A expectativa de aproveitamento imediato destes novos profissionais é grande, por atenderem a uma demanda reprimida de mercado.
Uma vantagem oferecida pela UCP é o acompanhamento efetivo do aluno, para que ele complete o curso no tempo definido e em condições satisfatórias. Para isso, a instituição trabalha com programas de nivelamento e com o PAPE - Programa de Apoio Pedagógico, proporcionando a superação de eventuais dificuldades.
No dia 17 de setembro, o primeiro grupo de alunos dos cursos superiores de tecnólogo da UCP se formou com solenidade de colação de grau e recebimento dos diplomas nas dependências da UCP. Eles preencheram as vagas gratuitas disponibilizadas por meio de convênio com o governo do estado em 2008 para os cursos de Sustentabilidade Ambiental, Dutos de Petróleo e Gás, Automação Industrial, Redes de Telecomunicações e Processos Produtivos. Para receber este primeiro grupo de estudantes tecnólogos, há 3 anos a UCP montou uma estrutura com laboratórios, biblioteca atualizada, equipamentos e computadores com acesso à internet, que vai poder agora ser utilizada pelas novas turmas.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Um comentário: