quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Governador inaugura a Delegacia Legal de Nova Friburgo


Nova Friburgo, enfim, já tem sua Delegacia Legal. A nova 151ª DP—inaugurada ontem, 13, pelo governador Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão, a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, e o deputado estadual Rogério Cabral—é 135ª delegacia do estado totalmente informatizada, pondo fim à era das máquinas de datilografia até então utilizadas para confecção dos registros de ocorrência no município. Junto à nova delegacia, também foi inaugurada no terceiro andar do prédio, de 885 metros quadrados, na Avenida Presidente Costa e Silva, ao lado do quartel do 11ºBPM, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam): uma luta de décadas dos movimentos feministas locais e “um presente a mais para Nova Friburgo”, como resumiu o governador em rápida conversa com os jornalistas após visita às modernas instalações do novo aparelho da Polícia Civil em Nova Friburgo, orçado em pouco mais de R$ 3 milhões aos cofres do estado.
Na saída, Cabral e sua comitiva descerraram também rapidamente a placa inaugural na fachada da nova delegacia e rumaram para Cordeiro, para inauguração da nova Delegacia Legal naquele município, ignorando o palanque de estrutura metálica montado para a solenidade oficial com discursos das autoridades. Durante toda a espera por Cabral e durante a visita, familiares de bombeiros promoveram um manifesto em frente à nova delegacia, com direito a apitaço exigindo do governador o cumprimento de promessas, como reajuste salarial e auxílio transporte para os homens da corporação militar. O barulho do manifesto foi “abafado” pelo alto volume do sistema de som do palanque, com muito forró. Um assessor da comitiva alegou que os discursos foram suspensos para cumprir o cronograma da agenda do governador que chegou a Nova Friburgo com uma hora e cinco minutos de atraso.
Ao visitar as instalações da nova 151ª DP, Sérgio Cabral, na companhia do delegado titular Luís Cláudio Cruz e os adjuntos Robson Pizzo Braga e Mariana Magalhães Ferrão, concluiu que a obra resultou numa boa notícia para Nova Friburgo, para os policiais e toda a sociedade friburguense. “Não é o caso de convidar a população a vir visitar uma delegacia, pois ninguém procura a polícia por prazer. Só se vem aqui quando se tem algum problema, e sério, mas a partir de agora, quando for preciso vir à delegacia, os cidadãos irão encontrar uma instalação com mais conforto, um ambiente agradável. Os profissionais que irão trabalhar aqui também merecem um ambiente decente”, disse ele mandando um recado duro para os homens que cometem violências contra as mulheres: “Esses covardes que humilham as mulheres em casa, no trabalho, ou em qualquer lugar podem ter a certeza que agora em Nova Friburgo a impunidade acabou”, frisou Cabral referindo-se à Deam, fruto, segundo ele, do empenho da chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha.
“A Deam é um orgulho para Nova Friburgo e terá uma titular de peso, a doutora Grace Arruda, bonita de rosto, mas dura o suficiente quando é preciso”, brincou o governador. A delegada definiu a implantação da Deam como “a realização de um sonho, aliado à perspectiva de não só garantir a segurança, mas fazer valer os reais direitos das mulheres garantidos em lei”.

Fonte: A Voz da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário