sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estado firma parceria com clubes para implementar o projeto Viver Melhor


Pessoas acima dos 55 anos e com renda de até três salários mínimos serão contempladas

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, assinou, nesta sexta-feira (16/9), um convênio para implementar o projeto Viver Melhor no estado. O acordo oferecerá atividades esportivas e culturais para pessoas acima dos 55 anos de idade e com renda de até três salários mínimos.

Segundo o secretário, o programa tem as funções sociais de revitalizar clubes em toda a parte do Estado e garantir ao idoso a possibilidade de desenvolver atividades físicas, socioesportivas e de integração social.

- A terceira idade é uma das melhores fases da vida, pois é a etapa de experiência e de transmitir às gerações mais jovens toda uma trajetória de luta de pessoas que contribuíram para o bem comum da sociedade. Este programa se integra ao plano e às estratégias do nosso governo para a inclusão e a integração do idoso – explicou Rodrigo.

O projeto será desenvolvido em parceria com a Federação de Clubes e Associações do Estado do Rio de Janeiro (FCAERJ) em mais de 30 clubes espalhados por todo o estado. A meta do programa é atender cerca de 10 mil idosos em 2012. O presidente da FCAERJ, Francisco Vilanova, falou sobre a importância da parceria com o Governo do Estado.

- Esta parceria acontece desde a primeira gestão do governador Sérgio Cabral. Estamos ampliando este projeto para o interior do Estado. Esta iniciativa revitalizará os clubes, pois eles passam por dificuldade. Além disto, os idosos precisam envelhecer de uma maneira saudável – disse Vilanova.

Nos clubes, os idosos vão poder praticar hidroginástica, alongamento e caminhadas, participar de campanhas de combate a hipertensão e diabetes e ainda escolher atividades extras, como dança de salão, tai chi chuan, ioga, coral, oficina da Memória e artesanato. Cada clube tem uma meta definida e pode atender entre 150 e 350 idosos.

Idosos comemoram o projeto Viver Melhor
Para o advogado aposentado José Pinto, de 67 anos, as atividades físicas mudaram completamente o seu condicionamento físico.

- Vou praticar dança de salão, pois li em uma reportagem que assim podemos combater o mal de Alzheimer – revelou.
Aos 82 anos, Rita Santos pratica ginástica há 15 e diz que a atividade diminuiu as dores que sentia por todo corpo.

- Pratico caminhada. Além de acabar com as minhas dores na coluna e melhorar a minha osteoporose, esqueço de todos os meus problemas – salientou.

A moradora do Estácio Hilda Fernandes diz que já notou diferença em seus movimentos corporais após fazer aulas de hidroginástica há apenas uma semana.

- Este projeto Viver Melhor está mudando e vai mudar cada vez mais a minha vida. Já sinto isto – finalizou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário