quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Petrópolis ganha seu primeiro Museu de Cera

Onde encontrar Gilberto Gil, Santos Dumont e Batman no mesmo lugar? No Museu de Cera de Petrópolis, inaugurado ontem, com 14 esculturas de personalidades reais ou da ficção, brasileiras e estrangeiras. A ideia é atrair turistas, petropolitanos e estudantes para o primeiro museu deste tipo em todo o estado.
O primeiro dia de funcionamento do museu foi de movimento espontâneo, sem uma grande inauguração ou muita publicidade. As primeiras visitantes foram duas turistas da Suécia, que passavam pelo local e entraram para conferir a novidade. A imprensa marcou presença pela manhã e se impressionou com o realismo das esculturas. “Os bonecos são perfeitos e até os mínimos detalhes foram feitos com precisão... Além dos bonecos, foi criado todo um contexto onde eles estão, para dar o clima da história, artístico e ficcional do personagem”, contou o repórter Gabriel Moura.
A casa de dois pavimentos reúne pessoas de destaque em segmentos variados, além de personagens que estimularam o imaginário popular no cinema. Os visitantes podem se fotografar ao lado do ex-presidente Luis Inácio ‘Lula’ da Silva e da atual presidente, Dilma Rousseff, Alfred Hitchcock e Albert Einstein. É possível ver de perto também o capitão Jack Sparrow, intepretado por Johnny Depp na série cinematográfica da Disney Piratas do Caribe, Mr. Bean e Superman, imortalizado por Christopher Reeve no cinema. Personagens importantes da História, como o imperador Dom Pedro II e o aviador Santos Dumont, não poderiam faltar.
Todas as esculturas foram feitas em tamanho real, de acordo com as medidas obtidas de cada um dos personagens. O trabalho do artista – responsável por estátuas de cera de museus como o tradicional Madame Tussauds – pode levar até 4 meses, dependendo da complexidade de cada reprodução: quanto mais cabelo (os fios são reais e colocados um a um), mais tempo leva.
Segundo o proprietário Renato Bomtempo, o objetivo é ter 40 esculturas nos próximos dois anos. “Buscamos sempre homenagear personalidades brasileiras. Nos museus de cera mundo afora, não há muitos brasileiros além de Pelé e Ayrton Senna. Há uma gama de pessoas que poderíamos incluir, como Jô Soares, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso e Pelé”, declarou.
O Museu de Cera de Petrópolis está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. A entrada custa R$10 (inteira) ou R$5 (idosos e estudantes).

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário