sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Museu Imperial participa da 5ª Primavera dos Museus



Evento nacional terá como tema Mulheres, Museus e Memórias

De 19 a 25 de setembro, será realizada a 5ª Primavera dos Museus, período no qual museus de todo o país organizarão atividades relacionadas ao tema Mulheres, Museus e Memórias. No Museu Imperial, essas atividades incluirão uma exposição, ações educativas, uma exposição virtual, um concerto e a 1ª Mostra de Cinema e História.

Exposição virtual

Na segunda-feira, dia 19, será lançada a exposição virtual “Mulheres, Museu Imperial e Memória”. Com curadoria da arquivista Thais Martins, a mostra apresentará fotografias, ilustrações, esculturas e outras peças do acervo do Museu Imperial para contar um pouco das mudanças sofridas pelas mulheres ao longo do tempo.

Programação da Casa de Cláudio de Souza

A exposição “O olhar feminino na literatura de Cláudio de Souza” será inaugurada na terça, dia 20, às 11h, na Casa de Cláudio de Souza. A casa, pertencente ao Museu Imperial, localiza-se na Praça da Liberdade, no Centro de Petrópolis.

Cláudio de Souza foi um importante escritor, dramaturgo e acadêmico brasileiro da primeira metade do século XX, tendo presidido a Academia Brasileira de Letras em duas ocasiões (1938 e 1946). Mas uma face sua que poucos conhecem é a autoria de artigos para a Revista Feminina, sob o pseudônimo de Anna Rita Malheiros, que é um dos aspectos que a exposição pretende explorar.

A revista mensal voltada para o público feminino vendia entre 15 e 20 mil exemplares na década de 1920, época em que a revista geral com maior circulação tinha tiragem de 10 mil. E grande parte desse sucesso se devia aos artigos de Anna Rita, cujo verdadeiro autor só foi descoberto após o término da publicação.

A exposição abordará ainda outros trabalhos do escritor relacionados ao universo feminino, como seus romances e contos que trabalhavam a temática.

Ainda dentro da programação da Casa de Cláudio de Souza, no dia 23, sexta-feira, às 18h30, acontecerá a palestra “Cláudio de Souza e a Revista Feminina”. A palestrante será a professora Sandra Lúcia Lopes Lima, especialista na imprensa feminina do início do século XX.

Em seguida à palestra, às 20h, a noite será fechada com o concerto “Mulheres, Museus e Memória”, o no qual o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) irá apresentar um repertório formado por compositoras mulheres.

Mostra de Cinema e História

A Primavera dos Museus também contará com a 1ª Mostra de História e Cinema do Museu Imperial, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Em cada dia, às 19h, será apresentado um filme seguido de debate, sempre propondo reflexões a partir de temáticas históricas. Já na parte da tarde, haverá filmes e debates com temáticas específicas.

Entre os destaques da Mostra está a participação de dois importantes cineastas brasileiros. Vladimir Carvalho, integrante do Cinema Novo, e Silvio Tendler, documentarista reconhecido internacionalmente, irão apresentar filmes de sua autoria e participar de debates com o público. Também participarão do evento historiadores e outros profissionais relacionados às áreas de História e Cinema.

Segue abaixo a programação completa:

20 de setembro

15h: Exibição do filme “Tantas escolas, tantas memórias” (2011 - 50min.), de Ana Chrystina Venâncio Mignot
Encontro com a educadora Ana Chrystina Venâncio Mignot  - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mediação: Ana Soraia Barreto – Programa INOV-Art e Museu Imperial

19h: Exibição do filme “O engenho de Zé Lins” (2007 - 90 min.), de Vladimir Carvalho
Encontro com o cineasta Vladimir Carvalho
Mediação: Maurício Vicente Ferreira Jr. – diretor do Museu Imperial

21 de setembro

15h: Programa “Entre imagem e memória: a mulher na vida da cidade”
Seleção de filmes do acervo de César, Paulo e Renato Nunes
Debate com mediação da escritora e jornalista Eliane Maciel (Comunicação Social da Prefeitura de Petrópolis)

19h: Exibição dos filmes “Noite e Neblina” (1955 - 32min.), de Alain Resnais, e “A Nouvelle Vague por ela mesma” (1995 - 58min.), de Robert Valley
Encontro com a historiadora Ana Maria Mauad – Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mediação: Flávio Kactuz – Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e curador da Mostra

22 de setembro

15h: Programa “Entre imagem e memória: a vida cotidiana de uma cidade”
Seleção de filmes do acervo de César, Paulo e Renato Nunes
Debate com mediação de Patrícia Souza Lima – CAP-UERJ e Instituto Histórico de Petrópolis

19h: Exibição do filme “Utopia e barbárie” (2005), de Silvio Tendler
Encontro com o cineasta Silvio Tendler
Mediação: Karl Schuster – Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Ações educativas

O setor de Educação do Museu Imperial também participará da Primavera dos Museus com ações educativas. Entre elas, estarão visitas temáticas ao palácio, sempre destacando aspectos do universo feminino presentes na exposição permanente do Museu. As escolas interessadas em participar da atividade poderão agendar junto ao setor, no telefone (24) 2245-7735.

A 5ª Primavera dos Museus, organizada pelo instituto Brasileiro de Museus (Ibram)/Ministério da Cultura, é um espaço de indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade. Com que memórias nossos museus individuais e coletivos estão sendo estruturados?

Mais informações e a programação atualizada podem ser encontradas no site www.museuimperial.gov.br.

SERVIÇOS

5ª Primavera dos Museus
Datas: de 19 a 25 de setembro de 2011
Locais: Museu Imperial e Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Casa de Cláudio de Souza
Endereço: Praça de Liberdade, 247, Centro, Petrópolis
Telefone: (24)2245-3418

Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (livre) e na parte da manhã (mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário