quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sirenes na Região Serrana vai custar R$ 3,3 milhões


Estado assina contrato para instalação de 73 sirenes de alerta de chuva na Região Serrana

Sirenes vão avisar a chegada de chuvas fortes nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Um contrato assinado pelo Corpo de Bombeiros esta semana com a empresa Infoper Informática vai instalar o sistema nestas cidades castigadas pela tragédia de janeiro. O custo do projeto é de R$ 3,3 milhões e a previsão é que todos os equipamentos estejam funcionando em até seis meses. De acordo o subsecretário estadual de Defesa Civil, coronel Jerri Andrade Pires, já foram definidos 73 locais críticos.

"Já estamos fazendo o treinamento de agentes comunitários, em parceria com os órgãos de Defesa Civil municipais, para que a população vá começando a conhecer o projeto. Esperamos que na segunda semana de outubro sejam feitos os primeiros testes, provavelmente num local por cada um dos municípios".
Coronel Pires disse ainda que serão 18 sirenes em Petrópolis, 17 em Teresópolis e 38 em Nova Friburgo. Também já estão praticamente definidas as áreas que serão usadas como refúgio durante o período de alerta. Em Friburgo, ainda há algumas pendências porque alguns pontos que eram considerados seguros até a enxurrada deste ano passaram a também estar na lista de locais de risco.

Além das sirenes, serão instalados pluviômetros para medir a intensidade das chuvas. A cada inauguração de equipamento, será feito um evento educativo. Na lista de locais beneficiados, estão, por exemplo, a região de Quitandinha, em Petrópolis, e o Centro de Friburgo.

O modelo que será instalado na Região Serrana é semelhante ao que já vem sendo usado pela prefeitura do Rio. Entre os locais que já passaram por treinamento para a desocupação em caso de alerta estão o Complexo do Alemão e o Vidigal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário