segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Abertura da exposição em homenagem ao centenário de Nelson Cavaquinho leva mais de 250 pessoas ao Palácio de Cristal



Noite foi regada a muita música, com interpretações de Manu Santos, os Novos Chorões e os petropolitanos do Trio DuBrá


A inauguração da exposição fotográfica Vozes de Nelson Cavaquinho, realizada no último sábado (13), no Palácio de Cristal, contou com um público de mais de 250 pessoas. A homenagem no ano do centenário do compositor mangueirense – ele nasceu no dia 29 de outubro de 1911 – foi regada a muita música, vídeos, além de um coquetel com “comida de botequim”, muita cerveja e cachaça. 

 - Esta festa não poderia ter sido realizada de outra forma. Nelson Cavaquinho gostava de tudo isso: música, reunião com os amigos, comidinhas de botequim, cerveja e cachaça. As fotos de Ricardo Poock são lindas e mostram 34 cantores e cantoras que mais interpretaram as músicas de Nelson Cavaquinho nos últimos anos. Uma homenagem linda a este que é um dos poetas de nosso samba - , comentou o poeta e curador da  mostra Jorge Salomão. 

Os shows de abertura de Vozes de Nelson Cavaquinho contou com os novos talentos  das noites da Lapa, Novos Chorões e Manu Santos, além da participação especial dos artistas petropolitanos do Trio DuBrá, que fizeram o público cantar e sambar até as nove horas da noite ( o evento começou às 18 horas).
 
Os vídeos apresentados durante o evento também emocionaram e fizeram o público rir. O cantor e compositor Monarco falou sobre as “noitadas” com o amigo e compadre Nelson Cavaquinho nos bares do Rio. “ O Nelson era um gozador. Gostava de fazer músicas e de rir com os amigos, além de passar boas cantadas em belas mulheres”, contou. Já a cantora Beth Carvalho preferiu falar sobre o bom humor e a importância de Nelson Cavaquinho em sua vida:  “O Nelson Cavaquinho, apesar de ter músicas muito tristes, era muito engraçado, muito alegre. Um dia, num bar na zona sul do Rio, eu o apresentei ao Tom Jobim, e ele não sabia mesmo quem ele era, só lembrava de um música do Tom e fez questão de cantarolar pra ele, só para fazer média”, lembrou Beth, que em seu depoimento fez questão de apresentar o cavaquinho presenteado por Nelson, logo depois que ela gravou Folhas Secas. 

A exposição fotográfica Vozes de Nelson Cavaquinho continua fazendo sucesso no Rio de Janeiro, onde já ocupa por três meses a sala de exposições do Instituto Cultural Cravo Albin. Para iniciar sua turnê pelo interior do estado por Petrópolis a mostra teve que ser totalmente duplicada. “ Como a  exposição vai continuar no ICCA, duplicamos e ampliamos algumas das fotos para iniciar a turnê aqui por Petrópolis”, explicou o fotógrafo Ricardo Poock, feliz em ver o Palácio de Cristal lotado na abertura de sua exposição. “ Este espaço é lindo e estou muito feliz de ver as pessoas elogiando essa nossa homenagem ao Nelson Cavaquinho”, completou.

A exposição conta com  fotos de intérpretes que gravaram Nelson Cavaquinho, clicadas em cena, como Nelson Sargento, Paulinho Moska, Rosemary, Chico Buarque Benito di Paula, Gal Costa, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Caetano Veloso, entre outros.  

Vozes de Nelson Cavaquinho tem o apoio do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) e da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, e produção da Casa 10 Comunicação & Cultura, do Rio de Janeiro. A curadoria é do poeta Jorge Salomão. Ela fica no Palácio de Cristal até 21 de agosto, seguindo para outros municípios do estado do Rio. A entrada custa R$ 5 (preço cobrado pela Fundação de Cultura e Turismo para visitação ao Palácio de Cristal).

Vale ressaltar que para a realização do evento em Petrópolis, Vozes de Nelson Cavaquinho contou com o apoio cultural da Intertv-Serra+Mar; Tribuna de Petrópolis; Unimed Petrópolis; Cervejaria Cidade Imperial; Cachaçaria Magnífica, Bruno Chaves Centro de Estética; e da produtora cultural Mônica Valverde. "Sem essa parceria nada seria possível. Agradecemos a todos os envolvidos neste projeto", declarou a jornalista e integrante da Casa 10 Comunicação & Cultura, Andreia Constâncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário