domingo, 21 de agosto de 2011

Campus da UFRJ mais próximo da realidade

Um campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Petrópolis pode estar mais próximo da realidade. A universidade, ainda interessada em trazer cursos para a cidade, realiza na próxima semana um encontro de seu programa de  pós-graduação em História e Filosofia das Ciências. O coordenador do evento, professor Francisco Dória, voltou a afirmar a vontade da UFRJ em se estabelecer em Petrópolis.
Segundo o professor emérito da UFRJ de Engenharia de Produção, o encontro faz parte do movimento para estabelecimento da universidade na cidade. “A UFRJ está buscando aos poucos estabelecer uma base em Petrópolis. Vários setores da universidade pretendem organizar cursos aqui”, declarou, acrescentando que, devido a processos burocráticos, que passam até pelo local e seleção de professores, ainda não há previsão da inauguração de um campus na cidade.
O Secretário de Ciência e Tecnologia de Petrópolis, Robson Cardinelli, se reuniu há duas semanas com o novo reitor da universidade, professor Carlos Antônio Levi Conceição, para discutir essa possibilidade. “A reitoria foi trocada recentemente, mas continuamos conversando. A questão da vinda da universidade federal para a cidade está caminhando, e esperamos que em breve comece a avançar”, analisa Cardinelli.
Com as negociações em andamento desde o ano passado, a Secretaria aguarda a definição da estrutura que possivelmente será instalada em Petrópolis para avaliar um terreno onde o campus poderá funcionar. “Precisa ser definido que cursos podem vir para cá, a estrutura necessária e o tamanho da área construída. Caso seja necessário, a Prefeitura poderia ceder um terreno para a universidade se instalar aqui”, declarou.
O reitor visitará Petrópolis na primeira quinzena de setembro e se encontrará com o Prefeito Paulo Mustrangi, além de visitar o polo Petrópolis-Tecnópolis e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Segundo Cardinelli, a reitoria da UFRJ mantém interesse na cidade. O Palácio Rio Negro recebe, na próxima quarta-feira, o Encontro de Ciências e Humanidades do programa História das Ciências e das Técnicas e Espistemiologia (HCTE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  O evento acontece das 10h às 17h, é aberto ao público e tem entrada gratuita.
O programa faz parte da pós-graduação de História e Filosofia das Ciências da UFRJ. O dia de conferências terá a apresentação de mais de dez teses de alunos e doutorandos de diversas áreas, passando por temas como História da ciência no Brasil, economia, lógica matemática e até sociologia do futebol feminino.
Esta é a segunda vez que o evento é realizado no Palácio. A primeira etapa aconteceu em maio, com a presença de professores estrangeiros e alunos da pós-graduação. Desta vez, a ideia é abrir um espaço para que os candidatos a mestrado e doutorado possam expor seus trabalhos. “Aqui fazemos uma espécie de encontro serrano da universidade, e pretendemos continuar fazendo. O Palácio Rio Negro é um lugar bonito, característico da história de Petrópolis e tem um excelente auditório, que vale a pena as pessoas conhecerem”, contou o coordenador.
O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia é um programa interdisciplinar da UFRJ.  Do HCTE fazem parte os três principais institutos da UFRJ: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, o Instituto de Química e o Instituto de Matemática. Também participam o Instituto de Biologia, o Instituto de Ciências Biomédicas e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.

Um comentário:

  1. UERJ e UFF já vieram! Agora com a inauguração do Supercomputador Santos Dumont bem que a UFRJ poderia agir nesse sentido!

    ResponderExcluir