terça-feira, 16 de agosto de 2011

DER executa 80% dos serviços programados para a RJ-163

Obra para que trecho entre Capelinha e Visconde de Mauá vire Estrada Parque já está quase pronta


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) está mais uma vez trabalhando para o crescimento do estado, dessa vez unindo modernidade e preservação do meio ambiente. As obras de restauração da RJ-163, no trecho que liga a localidade de Capelinha Visconde de Mauá, distrito de Resende, estão muito próximas de serem finalizadas. O projeto que transformará a via numa Estrada Parque acaba de entrar na sua última etapa, onde cerca de 80% dos serviços programados já foram concretizados.

Segundo os engenheiros responsáveis todo o processo de pavimentação já foi concluído, restando apenas obras para contenção de encostas, drenagem, além dos serviços de sinalização. Ao todo estão sendo recuperados 16,0 km da rodovia, que estão recebendo um investimento total calculado em aproximadamente R$ 48 milhões, já autorizados e liberados pelo Governador Sérgio Cabral.

Programada para ser oficialmente entregue no final de outubro, a obra está gerando cerca de 150 empregos, diretos e indiretos para a região. Além do efetivo o órgão está contando com o apoio de 23 caminhões, escavadeiras hidráulicas, retro-escavadeiras, pás-mecâncias e patrols. Nesse momento as atenções estão concentradas na intensificação dos trabalhos de contenção, que abrangerão 1200m de estrada com muros de arrimo. Para este serviço o DER está utilizando telas de proteção e concreto projetado.

Com forte potencial turístico, a pavimentação da RJ-163 elevará a qualidade de vida da população, além de impulsionar o crescimento econômico da região. Por se tratar de uma estrada-parque, a idealização desta obra necessitou de cuidados especiais por parte dos engenheiros envolvidos na concepção do projeto, onde todos os detalhes que envolviam a preservação da flora e fauna locais foram cuidadosamente estudados.

O projeto prevê a construção de passagens subterrâneas, além de túneis e estruturas metálicas cobertas com telas, que permitirão aos animais circularem de um lado ao outro da pista e aos visitantes admirarem a natureza. O asfalto é feito a base de polímeros, considerado ecologicamente correto por causar menos impacto, além de proporcionar maior aderência dos pneus ao solo, proporcionando mais segurança aos motoristas. A velocidade máxima de veículos deverá ficar em torno de 40 quilômetros por hora, e não será permitido o tráfego de caminhões de cargas pesadas nos fins de semana.

Esta ação possibilitará o incremento da economia do local, sem a possibilidade de descaracterizar a localidade, ou destruição do patrimônio natural. O DER-RJ colocará ainda uma cabine na entrada da Serra da Capelinha para que seja feita a fiscalização e orientação dos veículos que terão acesso à região. A RJ-163 não deixará de cumprir sua função de elo de ligação, mas por se tratar de uma rodovia que faz parte do meio ambiente e ser um lugar muito visitado, atenderá a todos os requisitos imprescindíveis para preservação da natureza.
 

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