sábado, 27 de agosto de 2011

Centro oncológico no Hospital Alcides Carneiro vai sair do papel

A contratualização do Hospital Alcides Carneiro (HAC) em Petrópolis e a criação de um centro oncológico na unidade são projetos que devem ser colocados em prática ainda neste ano. De acordo com o presidente do Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac), Humberto Banal, o objetivo é organizar e estruturar o hospital, oferecendo mais serviços e um melhor atendimento à população. “Está sendo feito um trabalho entre o HAC, o Sehac e a Prefeitura, com o objetivo de colocar esses dois projetos em prática. Com isso, vamos estruturar e organizar a rede”, comentou Banal.
A contratualização do Hospital Alcides Carneiro já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) e permitirá à unidade a realização de cirurgias eletivas e criação de outros serviços, uma vez que mais recursos serão disponibilizados pelo Ministério de Saúde. Atualmente, o HAC conta com 157 leitos e realiza cerca de 206 cirurgias mensalmente. A unidade possui um setor ambulatorial e de urgência, que atende principalmente à população que reside nos distritos. O HAC possuiu também a única UTI-Neo natal da rede pública do município, sendo referência neste atendimento.
Outro projeto que também deverá ser implementado no Alcides Carneiro é a criação do setor de oncologia. De acordo com o presidente do Sehac, o processo de habilitação do HAC junto ao Ministério da Saúde já foi encaminhado e deve ser aprovado ainda neste ano. “O Alcides Carneiro se tornará referência em oncologia. Este é um dos projetos que estão em andamento”, frisou Banal.
De acordo com o prefeito Paulo Mustrangi, até o fim do prazo estipulado pelo MS – 31 de dezembro de 2011 – o HAC estará habilitado para atender aos pacientes oncológicos, encaminhados pelo Centro de Terapia Oncológica (CTO). “As cirurgias desses pacientes já é feito pelo HAC. Quando um paciente passa mal no CTO, é aqui no Alcides Carneiro que ele é atendido. Esse serviço já é feito pelo hospital, precisamos apenas regulamentar e habilitá-lo junto ao MS para impedir que o CTO seja descredenciado pelo SUS. É importante esclarecer que a Prefeitura está cumprindo todas as determinações e tem encaminhado todos os documentos pedidos pelo MS para resolver esta questão”, ressaltou o prefeito.
A habilitação do HAC para o tratamento de oncologia faz parte uma regulamentação do MS, que estipulou na Portaria 741 a criação das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). De acordo com a norma, o CTO só poderá continuar atendendo aos pacientes do Sistema Único de Saúde se tiver um suporte de um hospital de alta complexidade.
O anúncio da contratualização e da criação de um centro de oncologia foram feitos durante a posse da nova direção do Hospital Alcides Carneiro (HAC). Juliano Pizetta Steurer foi empossado novo diretor geral e o médico Luiz Eduardo Fontes diretor técnico do HAC. O presidente do Sehac, Humberto Banal, foi quem empossou os diretores. A antiga direção do hospital (doutor Eduardo Primo e doutora Ana Teixeira) deixou o cargo por motivos pessoais. A solenidade foi realizada no anfiteatro do Pavilhão de Ensino Antônio José Gomes dos Santos, na unidade.

Um comentário:

  1. Seu blog é lindo e muito interessante! já estou seguindo! Visite o meu e participe do sorteio!

    Nesse link vc encontra o formulário de inscrição,onde você receberá um email de confirmação com o número para concorrer:
    http://worthybijuterias.blogspot.com/p/contato_11.html

    ResponderExcluir