quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Projetos do Estado ajudam municípios a captar recursos

Programa da Investe Rio destina R$ 600 milhões para fortalecer cidades fluminenses

O secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, participou, na tarde desta quarta-feira (10/8), do painel “Gestão de Projetos Públicos Estratégicos”, no 2º Congresso Fluminense de Municípios, que acontece até amanhã no Píer Mauá. Durante a palestra, foram apresentadas as ações do Estado para auxiliar municípios na captação de recursos.
Em sua apresentação, o secretário Regis Fichtner explicou que o Estado, no início do mandato do governador Sérgio Cabral, passou por uma reestruturação de suas contas para se tornar apto a atração de investimentos privados e do Governo Federal. A partir dessa experiência, que tornou o Rio de Janeiro o estado que mais captou recursos no Brasil em 2010,o Governo quer passar aos municípios esse conhecimento.

- Criamos o Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam), idealizado e coordenado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-Rio), da Casa Civil. Assim, ensinamos os gestores municipais a resgatar a adimplência, para ter acesso a empréstimos e capacidade de investimento, além de explicar a servidores municipais como se faz, apresenta, executa, acompanha e presta contas de um projeto. O resultado foi uma adesão de 84%, o que representou uma parceria com 77 municípios – explicou Regis Fichtner.

Ações da Investe Rio

Outra ação em prol dos municípios, anunciada durante o painel “Avanços no Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro”, foi o programa Rio Município, da Investe Rio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro). Segundo o presidente da instituição, Maurício Chacur, o projeto é composto por duas etapas. A primeira delas é uma organização do município. A segunda fase é a execução de projetos modelos, feitos pelo Estado.

- Nós temos projetos já elaborados, modulados, de forma que o município possa rapidamente instalar esse projeto em seu território. Por exemplo, a cidade precisa de escola. O gestor vem, olha no meu cardápio de projetos e escolhe uma escola para cinquenta alunos. Já está tudo feito, orçado, já tem projeto de execução e ele só vai precisar fazer um estudo da fundação e não vai perder tempo. Para esse programa estão sendo destinados R$ 600 milhões – afirmou Chacur.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, ressaltou a importância de municípios fortes e organizados para o crescimento do Estado.

- Estamos vivendo um momento econômico excepcional no Brasil. No Rio de Janeiro, esse momento se exacerba. Somos o segundo PIB brasileiro, apesar de sermos o terceiro menor estado da federação. Isso mostra a força do nosso mercado interno e temos que avançar sempre mais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário