sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Petropolitana vai estudar na Escola do Teatro Bolshoi

Estela Miranda vai integrar equipe de estudo na Escola Bolshoi


Estela Miranda começou a dançar aos 11 anos de idade, sem muitas ambições. Cinco anos depois, já tinha decidido que seria bailarina clássica. Hoje, o que parecia um sonho distante está mais próximo do que imaginava. A petropolitana foi aprovada para a Escola do Teatro Bolshoi, conhecido como uma das melhores companhias de ballet e ópera do mundo.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, é a única do Bolshoi fora da Rússia.

"Quando tomei a decisão de ser bailarina profissional, procurei a professora Analú Muniz para ver se ela poderia me preparar, tecnicamente, para entrar na escola do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Escola Estadual de Dança Maria Olenewa). O Bolshoi não era meu objetivo, pois achava que não tinha mais idade para estudar lá", contou Estela.

Entretanto, no início do mês de junho, uma amiga insistiu que ela participasse da audição do Bolshoi, que ocorreria em julho, durante o Festival de Dança de Joinville, o maior Festival de Dança do Mundo. "Vi que eu ainda tinha idade para entrar na Escola e resolvi tentar", completou.

A preparação foi intensa. Orientada pela professora Analú Muniz, Estela buscou a prática de movimentos característicos do método russo, para que passasse a conhecê-los e executá-los da melhor forma possível no momento da audição.

"Minha família, meus amigos, minhas professoras de ballet, todos me incentivaram. No entanto, tínhamos que ser realistas, pois sabíamos que seria muito difícil, já que as audições são complicadas, os bailarinos que fazem a prova são todos bons, e também a questão da minha idade influenciaria, já que eles preferem jovens mais novos. Eu fui muito otimista, mas realmente não achava que conseguiria passar", disse ela.

Mas passou. No fim de janeiro Estela parte para uma nova fase da vida, preparada para intensos três anos de treinamento para se formar bailarina profissional.

"Durante a audição, foi um clima bastante tenso. A prova é dividida em três etapas: aula clássica, avaliação fisico-terápica e entrevista. A 1ª é uma aula completa onde eles avaliam a técnica dos bailarinos. Essa etapa era dividida em três partes, e nos intervalos era eliminado um grupo de bailarinos; na 2ª etapa, eles avaliam índice de massa corpórea, índice de gordura e avaliam o físico dos bailarinos para ver se possuem habilidades para o ballet; e na 3ª etapa o aluno já está classificado, e só passar pela entrevista para que a escola possa conhecer o perfil do aluno. Mas só conhecer a escola já foi uma experiência muito boa, algo maravilhoso. Passar então inacreditável, foi uma surpresa! Chorei muito e estou comemorando até hoje. Estou muito feliz e empolgada. Não vejo a hora de ir para lá".

A bailarina agora pretende se dedicar muito, para obter um bom desempenho no Bolshoi e, depois que se formar, conquistar oportunidades de participar de companhias de dança nacionais e até internacionais. "Vou procurar viver dessa profissão!", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário