segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Novos servidores da Defensoria Pública tomam posse


Tomaram posse nesta segunda-feira mais 110 aprovados no primeiro concurso da instituição

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPGE-RJ) ganhou um reforço em seu quadro de servidores. Nesta segunda-feira, o governador Sérgio Cabral e o defensor público-geral, Nilson Bruno, empossaram mais 110 aprovados no concurso público para técnicos jurídicos, de nível superior, e técnico de defensoria, de nível médio. Esse foi o segundo grupo a tomar posse. Em dezembro, 200 servidores já haviam sido empossados. Realizado no ano passado, o concurso foi o primeiro da instituição e consiste em uma das etapas da modernização da defensoria. A cerimônia aconteceu na sede da DPGE, no centro do Rio.

Durante a posse dos novos profissionais, o governador lembrou o trabalho que realizou em prol da defensoria como deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e senador, como a colaboração para a aprovação da autonomia financeira da instituição e do direito à ação civil pública pelo defensor. Cabral ressaltou ainda que a DPGE é um órgão essencial no controle da cidadania, e é considerada a melhor do Brasil. O governador destacou também a realização de concursos públicos para fortalecer diversas áreas do estado.

- Esse é o primeiro concurso da Defensoria Pública, uma prática comum adotada nesse governo. Seleções como a do Detran e da área ambiental são conquistas muito recentes, assim como os concursos para fiscais de renda. Em breve, vamos lançar um edital com vagas para docentes sob novo regime de 30 horas semanais, em vez do atual de 16 horas. Hoje, os empossados da DPGE são protagonistas da cidadania. Antecipamos a posse dos concursados, prevista para o fim do ano, para dar mais agilidade aos serviços oferecidos pela defensoria - afirmou Sérgio Cabral.

A valorização dos profissionais que prestam assistência jurídica gratuita a cidadãos que não têm condições financeiras de pagar pelos serviços também está nos planos da defensoria pública estadual, que está se integrando mais com o governo. A instituição está participando diretamente de ações realizadas pelo Estado, inclusive no processo de pacificação. Pela primeira vez em sua história, a defensoria se uniu às forças policiais na ocupação do Morro da Mangueira.

- É uma honra receber os novos concursados. A Defensoria Pública está cada vez mais integrada com as políticas sociais realizadas pelo governo estadual, em questões como as cotas em concursos para índios e negros, e até na área da segurança pública, quando subimos a Mangueira acompanhados do Batalhão de Operação Policiais Especiais (Bope). Isso demonstra o quanto apoiamos o diálogo com todos os setores - disse o defensor público-geral, Nilson Bruno.

Concursados prontos para trabalho

Depois de serem empossados, os primeiros colocados nos concursos de níveis médio, Karina dos Santos Carvalho, e superior, Alessandro da Cunha, afirmaram estarem prontos para começar a atuar na Defensoria Pública. A cerimônia de hoje marcou a realização de um sonho antigo. Para a estudante de Direito, Karina, de 23 anos, esse será o primeiro passo de sua vida profissional. Ela pretende continuar estudando para que, depois de formada, possa seguir a carreira de defensora pública.

- É muito emocionante estar entre os melhores no primeiro concurso público da instituição. Foi tudo muito rápido: fizemos a prova no ano passado e já estamos tomando posse. Isso mostra o compromisso que o Estado tem conosco e com a sociedade, melhorando os serviços da Defensoria Pública com a contratação de pessoal qualificado - ressaltou Karina dos Santos Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário