domingo, 28 de agosto de 2011

Empresa petropolitana com tecnologia de ponta na medicina

A utilização de terapia celular na medicina esportiva é o novo foco de pesquisa da Excellion – empresa brasileira de biotecnologia – única no país autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a preservar células-tronco adultas para uso médico. Criada em 2007, a empresa está instalada em Petrópolis e vem desenvolvendo um trabalho de ponta, oferecendo serviços de qualidade e reconhecidos mundialmente.
De acordo com o diretor técnico científico da Excellion e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Radovan Borojevic, estudos na área de medicina esportiva estão sendo desenvolvidos com resultados positivos. “A terapia celular pode ser implantada em todos os traumas. Restauração de ossos e tendões através da utilização de células-tronco, além de serem menos agressivos o custo-benefício também atrai”, ressaltou. Radovan cita como exemplo traumas ósseos, onde a aplicação de injeções de células-tronco substitui as implantações de placas; e no rompimento de tendões, onde ao invés de esperar que dezenas de células-tronco contidas neles o regenerem, o processo pode ser acelerado, aplicando 10 mil células no local.
As terapias celulares já são usadas em diversas patologias como reparo de ossos, queimaduras profundas na pele, incontinência urinária, Parkinson, esclerose múltipla, lúpus e úlceras crônicas. Também podem ser utilizadas em tratamentos estéticos de rugas e cicatrizes.
“O estudo dessas terapias é novo, começou nos anos 90. Hoje, existem pesquisas e estudos que prometem revolucionar a medicina. A utilização de terapia celular no esporte é uma delas”, frisou Radovan.
O professor explica que o material é retirado do próprio paciente, após a realização de cirurgias abdominais e da cesariana, por exemplo, onde podem ser obtidas em restos da pele ou da gordura. Elas também podem ser retiradas do vaso sanguíneo e medula óssea. O material pode ser congelado ou então utilizado em terapias. A Excellion atende hospitais e clínicas de todo o Brasil. “As células-tronco adultas são capazes de se multiplicar e gerar qualquer outro tipo de célula, e depois de congeladas elas mantêm a mesma idade de quando foram retiradas. Isso é muito importante, porque quanto mais jovens elas forem, melhor é o seu efeito regenerativo”, explicou.

Discovery Channel reconhece o trabalho da Excellion

A qualidade do trabalho que a Excellion vem desenvolvendo será tema de um documentário desenvolvido pelo canal americano Discovery Channel. Intitulado Novos Destinos 2111 especial sobre Tecnologias do Futuro no Mundo, o programa apresentará os avanços na medicina com a utilização de células-tronco adulta nos tratamentos de saúde. O documentário exibirá a manipulação e a criopreservação (guarda) de células adultas, feitas exclusivamente pela Excellion, e a utilização desse material no tratamento de saúde, realizadas pioneiramente pelo Pró-Cardíaco, em Botafogo – Rio de Janeiro.
Para o diretor técnico científico da Excellion e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Radovan Borojevic, o programa irá divulgar as terapias celulares para a população. Segundo ele, é importante que esses tratamentos sejam aceitos e procurados pelos pacientes, para que as pesquisas e estudos avancem cada dia mais.
Radovan também ressaltou que o documentário irá divulgar para o mundo o perfil tecnológico de Petrópolis, acrescentando que a participação no programa valida o trabalho realizado pela Excellion. “Para nós foi um reconhecimento participar do documentário. Foi importante para a empresa e para Petrópolis”, frisou Radovan Borojevic.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário