sábado, 27 de agosto de 2011

Cacique de Ramos participa do projeto Depoimentos para Posteridade


Entrevista com os integrantes do bloco carnavalesco acontece 
nesta quarta-feira, com entrada gratuita

Berço de bambas do porte de Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Luiz Carlos da Vila entre muitos outros, o bloco carnavalesco Cacique de Ramos será o homenageado da segunda edição de uma série especial do projeto Depoimentos para Posteridade, do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, realizada somente este mês. O encontro, realizado nesta quarta-feira (31/8), a partir das 13h30, conta com a presença do presidente do bloco, Bira, e dos fundadores Ubirany e Sereno, que farão parte da mesa formada ainda pela pesquisadora e historiadora Rachel Valença e pelo jornalista João Pimentel.

Originário do subúrbio carioca de Ramos, Zona da Leopoldina, o bloco carnavalesco tem como padroeiro São Sebastião e foi fundado em1961 por três famílias: Félix do Nascimento (Bira, Ubirany e Ubiraci), Oliveira (Walter, Chiquita, Sereno, Alomar, Jorginho e Mauro) e Espírito Santo (Aymoré e Conceição). Entre seus integrantes estão membros do Fundo de Quintal, grupo que descobriu Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Sombrinha, Jovelina Pérola Negra, Luiz Carlos da Vila, entre outros bambas.

Tradicionalmente, o Cacique de Ramos desfila pela Avenida Rio Branco, no Centro, aos domingos, segundas e terças-feiras de carnaval. Em 2012 apresentará enredo sobre a Estação Primeira de Mangueira. Formado por várias alas, como a dos Guerreiros, considerada a mais famosa, o bloco é conhecido também por sua eterna rivalidade com o Bafo da Onça, o que traz ainda mais diversão para o carnaval carioca. A importância do Cacique foi honrada este ano com a Medalha Tiradentes, por tão bem representar a cultura do Rio de Janeiro.

Depoimentos para Posteridade

Em1966, o MIS iniciou o projeto Depoimentos para Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, como a música, a literatura, o cinema e as artes plásticas. Atualmente, conta com um acervo de mais de mil depoimentos, com quatro mil horas de material gravado em áudio e vídeo de figuras notáveis, como Cartola, Nelson Rodrigues, Tarsila do Amaral, Isaac Karabtchevsky, Dona Ivone Lara e Cacá Diegues, entre muitos outros.

Todos os testemunhos ficam à disposição do público nas salas de consulta do MIS. O depoimento dos fundadores do bloco carnavalesco Cacique de Ramos integrará o acervo em até 48 horas, a contar do término da entrevista.

Serviço

Local: Museu da Imagem e do Som do RJ – Praça Luiz Souza Dantas, 01, Praça XV
Data: Quarta-feira (31/8)
Horário: 13h30
Entrada franca
Informações: 2332-9520 ou 2332-9524
Auditório com capacidade para 56 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário