segunda-feira, 20 de junho de 2011

APL da Serra comemora inauguração da subestação de energia em Friburgo

Obra pleiteada por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
 será inaugurada nesta terça-feira

A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Angela Procópio, participa nesta terça-feira (21/6), às 11h, da inauguração da Subestação Centenário, em Vargem Alta, distrito de São Pedro da Serra, em Nova Friburgo. A obra é resultado do pleito encaminhado em 2009 pelo Arranjo Produtivo Local (APL) da Serra, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) à Energisa, concessionária que opera o sistema de energia elétrica em Nova Friburgo. A solenidade acontecerá na própria subestação (Estrada João Heringer s/n° - Vargem Alta), com a presença do presidente do Conselho de Administração do Grupo Energisa, Ivan Müller Botelho, e autoridades locais.

- Esta obra amplia a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para a região e atende a uma reivindicação antiga do APL da Serra, formado por empresas e empreendedores do setor de turismo, gastronomia e entretenimento de Lumiar, Mury e São Pedro da Serra. Assim como outros setores produtivos da região, os empresários locais sofriam com as constantes oscilações de energia elétrica, que prejudicavam diretamente o turismo na região. Além de beneficiar diretamente os empresários do setor, a subestação também atende produtores de flores e produtores rurais, escolas e demais moradores da região – afirma a subsecretária Dulce Ângela.

Mais sobre o empreendimento

A Subestação Centenário comemora os 100 anos da chegada da luz elétrica em Nova Friburgo e recebe este nome em homenagem à data histórica, que impulsionou o desenvolvimento econômico e industrial do município. De acordo com informações da Energisa, a nova subestação amplia a confiança, a estabilidade, a segurança e a qualidade da energia que chega a mais de 7.500 clientes das regiões de Vargem Alta, Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, e também do município de Rio Bonito, beneficiando aproximadamente 20 mil pessoas.

A obra foi iniciada em agosto de 2010 e representa um investimento de R$ 3,9 milhões. A nova subestação tem potência instalada inicial de 6,25 MVA, e capacidade total de 40 MVA, operando inicialmente com dois alimentadores, com objetivo de ampliar em até 70% a capacidade de fornecimento de energia elétrica para esta região. Além disso, segundo a empresa, as perdas técnicas serão reduzidas em 163 MWh/ano, o que representa 18% a menos em relação às atuais.

Ainda segundo a empresa, por serem densamente arborizadas, as localidades beneficiadas estão muito sujeitas a interrupções no fornecimento de energia elétrica, devido à interferência de galhos e troncos que caem ou tombam na rede elétrica. Por estar localizada na própria região, a nova Subestação possibilitará manobras mais rápidas para restabelecimento em menor tempo do sistema elétrico, em caso de interrupção. Além disso, em caso de emergência, será mais uma opção de atendimento a outras regiões, como, por exemplo, Mury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário