terça-feira, 28 de junho de 2011

Empresa de confecção transforma lixo em arte


A confecção Elas, instalada em Nova Friburgo, é uma microempresa que destina parte de sua produção à terceirização de serviços, mais efetivamente na fabricação de sutiãs e tops para empresas de grande e médio porte. A Elas possui fabricação própria de ecobag, feita a partir de fibras de garrafa pet e planeja também passar a produzir tops tipo esporte, agregando o conceito de preservação ambiental, seja em estampas e/ou tecidos.
A empresa ainda é pequena em tamanho, mas grande em atitudes ambientais, mantendo o "Projeto Elas Preservando", reaproveitando sacolas de bojos moldados de sutiãs para cultivar mudas de árvores nativas de Mata Atlântica. Por conta disso, em 2010 a Elas foi contemplada pelo Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT), sendo 1º lugar na etapa regional, 2º lugar na etapa estadual e uma das duas empresas de Nova Friburgo a competir em São Paulo com outras 94 empresas de todo o Brasil. A confecção possui ainda Selo Verde, concedido pela ONG ambiental Ecolmeia, de São Bernardo do Campo (SP). É a primeira empresa na região, neste segmento, autorizada pelo Ministério do Meio Ambiente a usufruir do selo “Saco é um Saco” — uma campanha nacional que visa informar os brasileiros sobre os danos que a sacola plástica causa ao meio ambiente.
O jovem casal Alex e Adriana, proprietário da Elas, decidiu inovar na divulgação de sua marca e com isso conquistar a atenção dos visitantes e convidados da Satélite Fevest. Eles retiraram do lixo todo o material de exposição, sendo canos que enrolam tecidos, cones de linhas, carretéis de elásticos, tampos de máquinas de costura e outros materiais que se tornaram simpáticos bonecos, nomeados como “Os Reciclanos”, que tem a altura de uma pessoa adulta e fazem parte do projeto Elas Preservando. No total foram feitos seis bonecos, distribuídos em dois pontos estratégicos e de grande visibilidade no município: Olaria e Ponte da Saudade. Mas os bonecos de Olaria foram danificados por ações de vândalos na madrugada de sábado, 25.
Segundo Alex, idealizador das obras e autodidata, a ideia é fazer com que as pessoas percebam que preservar a natureza é superimportante e a reciclagem pode se tornar algo extraordinário. Ele até imagina seus bonecos decorando feiras de moda, pois o conceito de sustentabilidade no mundo da moda está em alta e “Os Reciclanos” poderiam proporcionar um charme a mais nesses eventos. Para o casal de empreendedores, os bonecos revelam ainda que a Elas é uma marca com responsabilidade ambiental, o que traz todo o diferencial neste segmento tão competitivo. O que levaria mais de séculos para se decompor na natureza virou arte. A ideia do casal, após o fim da feira, que vai até dia 30, é continuar com os bonecos montados mas em outros pontos da cidade e, para isso, certamente contarão com apoio da Prefeitura, a fim de promover a educação ambiental.
Quem desejar outras informações pode acessar http://www.elasecomodas.com/, enviar email para elas.ecomodas@gmail.com ou ligar para (22) 9973-0834.

Nenhum comentário:

Postar um comentário