segunda-feira, 20 de junho de 2011

Região Serrana estima receber 200 mil turistas durante Festival de Inverno

Petrópolis, Teresópolis e Friburgo terão programação especial no mês de julho


Há dez anos, a Região Serrana prepara uma programação cultural e gastronômica especial para o mês de julho. Em 2011 não poderia ser diferente: para evidenciar a recuperação das cidades após a tragédia das chuvas de janeiro, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo promovem seus festivais de inverno, que devem atrair mais de 200 mil pessoas.

A programação começa na próxima quarta-feira (22/6) com a Baunerfest – a festa do colono alemão, em Petrópolis, que marca a reativação da cervejaria Bohemia, a primeira do país. Em 1º de julho, Petrópolis e Nova Friburgo dão início a seus Festivais de Inverno, que incluem apresentações de filmes, música clássica e popular, dança, poesia, palestras e exposições.

Teresópolis é a última cidade a abrir sua programação, que vai de 8 a 31 de julho. A cidade está inserida na programação do Festival de Inverno promovido pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), que inclui também Petrópolis e Nova Friburgo. O objetivo é elevar a autoestima da população e mudar a imagem da região, mostrando a recuperação física das cidades. Além de atrações culturais realizadas nas unidades do Sesc e parceiros e atividades nas ruas, hotéis, restaurantes e uma empresa de turismo promovem pacotes especiais para os visitantes.

O Governo do Estado conseguiu aprovar uma linha de financiamento do BNDES de R$ 400 milhões, dos quais R$ 350 milhões já foram concedidos em apenas três meses para a reativação das atividades produtivas da região, principalmente indústria, comércio e serviços. Mas o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, destacou o turismo como principal elemento de resgate da reestruturação econômica dos municípios afetados pelas chuvas.


- A Região Serrana, que reúne alguns dos mais importantes destinos turísticos do estado, atrai, anualmente, milhares de turistas durante o inverno. Aliado ao clima convidativo, os eventos, promovidos durante a alta estação da região, incentivam turistas a se deslocarem para as festas. Este ano, em especial, a participação dos visitantes é importante para que as cidades, que foram atingidas no início do ano pelas fortes chuvas, possam mostrar ao público que estão aptas a receber, com conforto e excelência, aqueles que forem prestigiar os eventos – disse o secretário.


Programação

Petrópolis: A 22ª edição da Baunerfest (de 22/6 a 3/7, no Palácio de Cristal) inclui apresentações de danças folclóricas, bandas típicas, corais, orquestras sinfônicas, festival de cinema, exposições e o melhor da cozinha germânica. Já o Festival de Inverno, que vai de 1º a 17 de julho, terá apresentações primorosas, como da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini e do músico Yamandu Costa. Programação completa em http://www.petropolis.rj.gov.br/.

Nova Friburgo: A abertura do Festival de Inverno, de 1º a 7 de julho, no Theatro Municipal da cidade, terá apresentação da Cia. Brasileira de Ballet encenando “Giselle”. Recitais, apresentações de ópera e MPB, além de atividades para as crianças serão promovidas em vários cenários culturais da cidade.

Teresópolis: O evento promovido pela Fecomércio vai de 8 a 31 de julho e tem ingressos populares. São shows de música, espetáculos de dança, peças de teatro, sessões de cinema, exposições e oficinas. www.visiteteresopolis.com.br/festival-de-inverno

Nenhum comentário:

Postar um comentário