sexta-feira, 17 de junho de 2011

Secretaria de Educação de Petrópolis lança publicação Brasil Musical com muito samba



A Secretaria de Educação lançou, nesta sexta-feira (17), a publicação Brasil Musical – Singela homenagem ao Samba, que é parte do projeto que está sendo desenvolvido com 30 escolas municipais. O evento aconteceu na sede do Petropolitano Futebol Clube.
Como figura principal e um dos homenageados na publicação, Petrópolis reverenciou o compositor de grandes sambas de enredo, como o famoso Bumbum Paticumbum Prugurundum, Aluizio Machado, que cantou alguns de seus sambas e animou o público.
“Pra nós é uma honra participar de projetos como este que levam acima de tudo o samba para as crianças, algumas que nem nascidas eram quando as canções nasceram”, disse o compositor Aluizio Machado.
O caricaturista Nívio Gaspar, que desenhou as caricaturas dos sambistas homenageados especialmente para a publicação, veio de São Paulo para prestigiar o lançamento, além do projeto SP em Retalhos, o Grupo Papo de Sambista, o músico residente em Brasília, Kaoka, além de vários dos familiares dessa nata do samba que também animaram com seus sambas.
“É com grande alegria que vejo que Petrópolis apóia eventos como este, que enaltece o samba de raiz, o gênero musical do Brasil. Precisamos sempre dar mais apoio a pessoas que tenham criatividade para produzir eventos como o Brasil Musical. Aproveito para parabenizar a iniciativa de todos os envolvidos neste lindo projeto que só promete crescer”, declarou William Campos, secretário de Educação.
A publicação reverencia 26 músicos sambistas brasileiros, entre compositores e intérpretes, que terão suas vidas e obras estudadas por mais de três mil alunos, através de palestras, encontros com familiares de sambistas e do material de apoio organizado pela coordenadora do projeto, a pedagoga e produtora Cultural Catarina Maul, e pelos professores pesquisadores do mesmo, Nilson Tassi, Norton Ribeiro e Walmir Pimentel.
“Precisamos lembrar também de todos os incentivadores para que este projeto desse certo, como os professores, diretores, educadores, todos fazem parte deste projeto que ressalta a cultura brasileira”, explicou Catarina Maul.
Na publicação, são homenageados os músicos Nelson Cavaquinho, Candeia, Cartola, Beth Carvalho, Clara Nunes, D. Ivone Lara, Adoniran Barbosa, Delcio Carvalho, Roberto Ribeiro, Monsueto, Ismael Silva, Martinho da Vila, Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Roberto Ribeiro, Paulinho da Viola, entre outros, que foram selecionados por Catarina Maul, contando com sugestões de lideranças do samba, como o grupo Papo de Sambista, o bloco Cacique de Ramos, projeto SP em Retalhos, GRANES Quilombo.
De acordo com a coordenação do projeto, as escolas municipais envolvidas são Clemente Fernandes, Abelardo De Lamare, Jandira Peixoto Bordignon, Paroquial Bom Jesus, Jamil  Sabrá, Dr. Rubens de Castro Bomtempo, Governador Marcello Alencar, Vereador José Fernandes da Silva, Soroptmista, Johann Noel, Paulo Freire, Augusto Pugnaloni, Loteamento Samambaia, Germano Valente, Mons. Cirillo Calaon, Amélia Antunes Rabello, Dr. Barros Franco, Nossa Senhora da Glória, São Geraldo, D. Cintra, Fábrica do Saber, Lucia de Almeida Braga, Salvador Kling, Beatriz Zaleski, João de Deus Rodrigues, Luiz Carlos Soares, Stefan Zweig e Liceu Municipal Pref. Cordolino Ambrósio.
Roda de Samba - O lançamento do livro seguirá neste sábado (18) às 17h, dentro da Roda de Samba Quilombo de Candeia, contando com as direções das escolas dos distritos, no Shopping Vilarejo, e ganhará seu ponto alto no 2º Encontro do Papo de Sambista, com participação de músicos do Brasil todo, na quadra do bloco Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro.
Surgimento do projeto - O samba, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 2005, tem buscado, nos últimos anos, receber a merecida visibilidade como cultura musical que contextualiza a identidade do país.
Partindo do mote “a gente só ama o que conhece”, o projeto Brasil Musical, há quatro anos, apresenta para a Rede Municipal de Ensino a verdadeira história da Música Popular Brasileira, movimentando biografias, discografias, curiosidades e “causos” dos homenageados de cada ano.
Desde o início desse ano, através do Brasil Musical, Petrópolis já recebeu uma grande quantidade de familiares dos homenageados, como Juju Ferreira (filha de Martinho da Vila), Alex Ribeiro (filho de Roberto Ribeiro), Selma (filha de Candeia), Claudia Nunes (filha de Walter Alfaiate), Verônica Maia (filha de Monsueto), entre tantos representantes desse encantador segmento cultural.
“Sem dúvida, para o mundo do Samba, o projeto Brasil Musical acena como a mais rica referência pedagógica do assunto, nos últimos anos, em todo o Brasil, pois o sonho de muitos está sendo realizado, através do enaltecimento e eternização de seus nomes ou de seus familiares, quando os que vão beber dessa fonte é a nova geração de cidadãos do mundo”, declarou a coordenadora do projeto, Catarina Maul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário