sábado, 25 de junho de 2011

Ciclo de Leituras promove debate sobre desenvolvimento de Teresópolis

O Fórum 21 de Teresópolis e o Fórum Permanente Pensar Teresópolis irão realizar o “Ciclo de Leituras do Plano Diretor de Teresópolis” a partir do dia 29 de junho, no SESC, com o objetivo de levar ao conhecimento da população o conteúdo desta lei que define o que deve ser feito para o desenvolvimento do município.

Instituído em 2006, o plano agora vai passar por uma revisão pelo Conselho da Cidade e por conta disto os organizadores querem o engajamento do maior número de pessoas para que possam opinar e levar idéias que possam aprimorar o Plano Diretor, que incide diretamente sobre questões sociais e ambientais, servindo de parâmetro para as políticas públicas.

“O plano diretor ainda é muito pouco conhecido e é necessário conhecer.

Nós vamos ler o plano pedacinho por pedacinho, comentar o que significa e conhecer o que tem de implicação em cada artigo e conhecendo bem nós vamos poder nos manifestar, no ciclo de leituras nós vamos coletar manifestações da população que vão ser todas tabuladas e encaminhadas para o Conselho da Cidade que está realizando o processo de revisão”, explicou Luís Pena Franca, engenheiro ambiental e membro Fórum Agenda 21.

A revisão do Plano Diretor é de interesse direto do Fórum da Agenda 21, que é um instrumento de planejamento de políticas públicas, envolvendo a sociedade civil e o poder público em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos do município. Também sugere soluções para esses problemas através da identificação das potencialidades e fragilidades da cidade, além da implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local. Por isso, é necessário buscar que o Plano Diretor contemple o que o Fórum vem estruturando como propostas viáveis nos últimos anos.

“São dois pontos: o Plano Diretor da cidade que é pouco conhecido e temos o Fórum da Agenda 21 de Teresópolis que também fez um planejamento para a cidade, estabeleceu um plano local de desenvolvimento sustentável e está trabalhando junto aos setores organizados da cidade para divulgar a Agenda 21. Nós temos que participar também da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável que é lei, um instrumento oficial de planejamento da cidade”, alertou Pena Franca.

O ciclo de leituras é aberto a toda população e a primeira reunião ocorrerá no próximo dia 29, uma quarta-feira, no SESC, de 18 às 20 horas. A partir de 3 de agosto os encontros serão realizados a cada duas semanas, regularmente. A organização convida a todos que tem vontade de participar e conhecer o planejamento do desenvolvimento do município, para escutar, conhecer e opinar.

Fonte: Diário de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário