segunda-feira, 27 de junho de 2011

Governos estadual e federal querem estimular exportação de produtos da serra

O Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) fecharam parceria para desenvolver uma série de ações de estímulo às exportações das indústrias da Região Serrana, cujas atividades foram afetadas pelas chuvas de janeiro deste ano.
A primeira etapa do Projeto Região Serrana, que será desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), consiste em reuniões com as empresas da região nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Teresópolis e Nova Friburgo, respectivamente.
"Nestas reuniões, técnicos da Apex vão identificar aquelas que possuem potencial para exportar e fornecer informações para ajudá-las neste processo, para que possam atingir o mercado internacional. Juntos, Governo do Estado e Apex Brasil vão trabalhar para proporcionar a estas empresas a oportunidade de acessar o mercado externo de forma profissional e sustentável", disse a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.
O segundo passo do programa, previsto para setembro, é a realização de uma rodada de negócios entre empresas exportadoras locais e grandes compradores, que serão identificados no exterior e levados à Região Serrana pela Apex-Brasil.
"Queremos contribuir para a revitalização da economia dos municípios atingidos pela tragédia dos deslizamentos de terra em janeiro, oferecendo a experiência da agência em ações de promoção comercial, estudos de inteligência competitiva, atração de investimentos e incentivo ao comércio exterior", afirmou presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges.
Participarão das rodadas empresas dos municípios de Petrópolis, Areal, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Bom Jardim e Nova Friburgo. Os setores prioritários são os de Moda e Bijuteria, Alimentos e Bebidas, Móveis, Metal Mecânico, Artesanato e Tecnologia da Informação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.apexbrasil.com.br.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário