terça-feira, 28 de junho de 2011

Escola Cordon Bleu deve se instalar no Rio

Escola francesa é uma das mais importantes em formação gastronômica do mundo

O governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando Pezão participam, nesta manhã de hoje(28/06), da assinatura do protocolo de intenções para a instalação da escola de culinária Le Cordon Bleu, uma das mais importantes escolas do gênero. O objetivo é transformar o Rio em polo gastronômico e hoteleiro da América Latina, em função dos grandes eventos esportivos que estão programados para acontecerem na cidade e que vão atrair turistas de vários países.

A unidade será vinculada à rede da Fundação de Apoio à Escola Ténica (Faetec), da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que vai reformar um prédio na Rua da Passagem, em Botafogo, onde funcionará a escola. As obras começam em 70 dias. No local, funcionava uma escola de Enfermagem, ligada à Secretaria de Saúde, que também passará para a estrutura da Faetec e será remanejada ou para a Mangueira, ou para o Engenho Novo, ou para o Centro da Cidade.

Segundo o presidente da Faetec, Celso Pansera, o prédio de Botafogo foi escolhido por estar localizado na Zona Sul, região onde ficam as maiores redes de restaurantes e bares da cidade. Ele informou também que ainda está em estudo o tipo de certificado que será concedido aos alunos que farão os cursos da Le Cordon Bleu, se serão diplomas de qualificação em culinária ou de técnico em culinária, de acordo com a legislação brasileira.

- Os alunos que serão formados pela Le Cordon Bleu no Rio de Janeiro estarão aptos a trabalhar em alta culinária, como chefs de cozinha de restaurantes consagrados – disse Pansera.

Fundado em Paris em 1895, a Cordon Bleu é hoje em dia reconhecida como uma das instituições mais importantes em formação gastronômica e gestão hoteleira, em turismo e em restauração. A previsão para o início das aulas na unidade do Rio de Janeiro é fevereiro de 2012.

Também participam da solenidade o presidente da escola de culinária francesa, André Cointreau, e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Depois da assinatura do protocolo de intenções, integrantes do Governo e da escola de culinária francesa definirão as condições do convênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário