sábado, 4 de junho de 2011

Estado vai lançar guia de compras e construções sustentáveis

De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc,
 resolução será assinada na próxima semana

O Governo do Estado vai lançar, na próxima semana, um guia de compras de bens, serviços e construções sustentáveis. O documento incluirá nos editais de licitação de compras do governo, critérios de economia de água e energia, aproveitamento de resíduos e durabilidade dos insumos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (03/06) pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, durante o Rio Global Green Business, evento que discutiu as 100 melhores iniciativas mundiais em economia verde, realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro do Rio. Minc representou o governador Sérgio Cabral.

Segundo Minc, os critérios serão adotados pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), mas o objetivo do governador é estender as exigências de sustentabilidade às compras de todos os órgãos estaduais.

- O Estado do Rio e os municípios darão exemplo de que as compras públicas podem ter critérios de sustentabilidade, de reciclagem e de redução das emissões de carbono. Na semana que vem, vou assinar resolução que institui os critérios de sustentabilidade na compra e nas construções sustentáveis - afirmou o secretário.

Minc destacou a importância da discussão em torno do tema economia verde, que será o assunto central da Rio + 20, evento sobre desenvolvimento sustentável que a Conferência das Nações Unidas realizará no Rio de Janeiro, de 28 de maio a 6 de junho de 2012, e que deverá reunir 150 chefes de estado.

- O grande desafio mundial não é crescer ou proteger. É crescer, usando tecnologia limpa, reciclagem, baixo carbono, combate à miséria, reciclando água, incentivando o ecoturismo. E o grande recado que o Brasil levará para a Rio + 20 será: incluir, preservando - destacou o secretário.

Rio Global Green Business

Durante o Rio Global Green Business, organizado pelo Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra), foi lançado o Bright Green Book, o livro verde do Século XXI, que reúne as 100 iniciativas mundiais mais importantes em economia verde, identificadas pela Eubra.

O presidente da Eubra, Robson Oliveira, ressaltou que foram examinados cerca de 350 casos, em diversos países, inclusive o Brasil, onde o uso de tecnologia limpa está dinamizando os setores de finanças, planejamento urbano e desenvolvimento local:

- A energia exercerá papel fundamental, uma vez que é pré-condição para o crescimento econômico e para o desenvolvimento - afirmou.

Segundo ele, a economia verde movimenta bilhões de dólares mundialmente, com expectativas de atingir um trilhão de dólares anuais a partir de 2014, mudando totalmente o panorama econômico vigente, com a inclusão de países como a China, Coréia e África do Sul.

Para o representante da ONU no Brasil, Jorge Chediek, as experiências em economia verde apresentadas no evento mostram que é possível casar desenvolvimento e sustentabilidade:

- O Brasil, sobretudo o Rio de Janeiro, tem a possibilidade de mostrar ao mundo de que é possível crescer e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.

A cerimônia contou com a presença do representante das Organizações das Nações Unidas (ONU/Habitat), Alan Griumard; do embaixador Stelio Amarante, que representou o prefeito do Rio, Eduardo Paes; do diretor geral do Ministério do Meio Ambiente Italiano, Corrado Clini; do governador do Amapá, Camilo Capiberibe; além de executivos de diversas empresas entre outras autoridades.

Fonte: Ascom da Secretaria do Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário