segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bernardo Rossi quer mais três ruas na revitalização da Rua Teresa


 Projeto estimado em R$ 8 milhões, a revitalização da Rua Teresa, principal vitrine das mais de 800 indústrias têxteis da cidade, pode ter mais três ruas adjacentes incluídas: Aureliano Coutinho, Marechal Deodoro e General Osório. As três são vias importantes na ligação entre o Centro Histórico e o principal centro comercial do pólo de modas assim como no acesso a bairros como Morin e Alto da Serra. Hoje, elas concentram 1.200 lojas, um faturamento de R$ 20 milhões mensais
O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) está apresentando indicação baseada no tráfego intenso de veículos acessando e deixando a Rua Teresa, estacionamentos usados nestas áreas por compradores no pólo, uma concentração grande de lojas de malhas nestes locais e o adensamento de outros equipamentos urbanos como paradas de ônibus e comércio ambulante.
- Com a inclusão dessa ruas há expectativa também de melhor organização do trânsito. A Marechal Deodoro é uma das vias mais largas da cidade, são mais de 13 metros, mas a rua é tomada por parada irregular de veículos e se torna uma das áreas que mais engarrafa na cidade.
As três ruas, somadas à própria Rua Teresa, vão formar um conjunto viário com um impacto visual, pós-revitalização, harmonioso e agregado ao formato atual do Centro Histórico. "Para o turismo, e é fortíssimo o turismo de compras em Petrópolis, em particular na Rua Teresa, acessibilidade e conforto são essenciais", pontua Bernardo Rossi.
Comerciantes querem que projeto seja ampliado
Na primeira audiência pública, mês passado, para apresentação do projeto de revitalização da Rua Teresa pelo governo do Estado, comerciantes já haviam sinalizado o desejo de incluir a Rua Aureliano Coutinho. Na ocasião, em encontro no Centro de Moda da Rua Teresa, o governo do Estado se comprometeu a realizar o estudo de viabilidade para extensão das obras. O projeto original prevê revitalização em 1.600 metros entre as Rua Visconde do Bom Retiro e a Rua Chile, no Alto da Serra, por toda a extensão da Rua Teresa.
- Com a indicação parlamentar, em nome dos comerciantes, nós oficializamos este pedido e sugerimos a inclusão de Marechal Deodoro e General Osório ampliando o alcance dessa obra importante. Além da indicação, estive pessoalmente com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, também Secretário estadual de Obras, que se comprometeu em realizar o estudo de viabilidade" afirma Bernardo Rossi.
A revitalização da Rua Teresa prevê ampliação de calçadas, substituição da fiação aérea por rede subterrânea, arborização, intalação de postes e mobiliário (como bancas de jornais e lixeiras) padronizados.
 

Deputado também quer prédio da Dona Izabel
transformado em Centro de Atendimento ao Turista

Fonte: Assessoria do deputado
Uma outra indicação de Bernardo Rossi feita em abril ao governo do Estado está diretamente ligada à revitalização da Rua Teresa. O parlamentar propõe que o governo do Estado transforme a antiga Fábrica de Tecidos Dona Izabel em um centro de atendimento ao turista. "A fábrica fica na Dr. Sá Earp, paralela e com acesso à Rua Teresa, um amplo espaço que pode abrigar centro de convivência, estacionamento e outras estruturas que podem dar suporte aos compradores", afirma Bernardo Rossi.
Em datas comemorativas e nas altas temporadas de compras do verão e inverno, a Rua Teresa chega a receber mais de 20 mil pessoas. Só de ônibus de turismo, mais de 50 chegam em um mesmo dia ao local.
- É uma indicação que é importante para o turista, mas fundamental para os petropolitanos principalmente os que acessam seus bairros passando pela via. A Rua Teresa estando ordenada fisicamente proporciona melhor trânsito desde seu acesso até bairros como Morin e Alto da Serra", considera.
Desativado desde a década de 70, o prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), mas pode abrigar estacionamento e demais facilidades de um centro receptor dos consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário