terça-feira, 14 de junho de 2011

Cultura para a região Serrana em debate

Representantes do Ministério da Cultura, além de secretários municipais das cidades vizinhas e interessados da área artística e cultural, estiveram reunidos na tarde da última sexta, 10, na Oficina-Escola de Artes, no Centro de Nova Friburgo. O encontro serviu como audiência pública para debater os últimos ajustes do edital da Casa da Moeda e também sobre o projeto Circulare.

A Casa da Moeda está lançando um programa de fomento à cultura e financiará projetos culturais apenas nas cidades serranas atingidas pelas fortes chuvas de janeiro. Nesse encontro ocorrido na Oficina-Escola de Artes todos os presentes debateram junto ao representante do Ministério da Cultura, André Diniz, os últimos detalhes do programa. Segundo Diniz, ainda não é possível afirmar qual será o valor total que a Casa da Moeda disponibilizará, porém ele garantiu que daqui a aproximadamente 45 dias voltará para o lançamento oficial do edital. A partir de então será possível se inscrever e concorrer para ter seu projeto financiado. Ainda de acordo com Diniz, “essas parcerias (com a Casa da Moeda e a sociedade civil) devem servir para descentralizar os investimentos em cultura”. Diniz afirmou ainda que “a ministra (Ana de Hollanda) pediu atenção especial para a região serrana do Estado do Rio de Janeiro”.

Além deste projeto, os presentes no encontro puderam discutir também sobre outro programa cultural da Região Serrana, o Circulare. De acordo com Roosevelt Concy, secretário municipal de Cultura, o Circulare permitirá que projetos artísticos-culturais circulem entre os 15 municípios pertencentes ao Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural. “Queremos integrar a cultura entre as cidades da Região Serrana”, disse o secretário. O Fórum, criado em julho de 2010, uniu as cidades num movimento organizado, promovendo um intercâmbio e apoio mútuo entre eles. Após a audiência pública, os secretários de Cultura se reuniram para acertar os últimos detalhes do projeto.



O auditório da Oficina-Escola de Artes recebeu um bom número de pessoas na audiência pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário