terça-feira, 14 de junho de 2011

Rio se prepara para receber o Grand Slam de Judô, nos dias 18 e 19 de junho

Secretária Marcia Lins anunciou o projeto Força-RJ, que dará bolsas a atletas

A secretária de estado de Esporte e Lazer, Marcia Lins, participou, nesta segunda-feira (13/06), da cerimônia de lançamento do Grand Slam de Judô, que vai acontecer no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de junho, no Maracanãzinho. Durante o evento, que aconteceu no Palácio Guanabara, a secretária anunciou o projeto Força-RJ, que vai incentivar, por meio de bolsas, atletas que treinam no estado, visando aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

De acordo com a secretária, cerca de R$ 5 bilhões serão investidos no projeto.

- Vão receber a bolsa os 25 primeiros colocados no ranking de classificação dos esportes individuais. Um dos objetivos é dar condição de treinamento, de preparação para esses atletas – disse a secretária.

O Grand Slam de Judô vai reunir cerca de 460 atletas de 58 países e é uma competição classificatória para as Olimpíadas de 2012, em Londres. Segundo o medalhista Olímpico Leandro Guilheiro, poder competir no Brasil é um presente para os atletas.

- Além de mostrar mais o nosso esporte e isso ser importante para a “molecada”, que vai começar a praticar o esporte, é muito mais cômodo competir aqui. É também um presente para familiares poder assistir à competição - disse ele.

O presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, ressaltou a importância do evento, que acontece também em Paris, Moscou e Tóquio, ser realizado no Brasil.

- É muito bom ter todos os olhares do mundo esportivo para o nosso país e para o nosso estado. Isso será primordial para os Jogos de 2016 – afirmou ele.

A secretária Marcia Lins destacou o atual cenário esportivo do Rio de Janeiro.

- Este é o terceiro ano consecutivo que realizamos o Grand Slam de Judô aqui no Rio de Janeiro. O judô é o esporte que mais tem conquistado medalhas para Brasil em Olimpíadas e eventos internacionais. Além disso, é um dos esportes mais praticados dentro do nosso Projeto Rio 2016, com importantes parcerias, como a que temos com o judoca Flavio Canto, com os núcleos na Cidade de Deus e no Complexo Esportivo da Rocinha, através do Instituto Reação. O Rio de Janeiro, hoje, respira esportes – comemorou ela.

Durante o evento foi feito um desfile de lançamento dos novos uniformes que serão utilizados pela equipe brasileira durante a competição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário