quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bernardo Rossi quer Rio Poupa Tempo em Petrópolis

 
O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) apresentou indicação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) para que Petrópolis seja o sexto local a receber uma agência Rio Poupa Tempo. Nas cinco existentes, entre capital e Região Metropolitana do Rio, já foram atendidos dois milhões de pessoas desde 2009 quando o programa começou a funcionar.
As agências Rio Poupa Tempo reúnem mais de 40 órgãos federais, estaduais e municipais, além de empresas privadas, em um único lugar para ajudar o cidadão, o consumidor e o empresário em emissão de documentos, pagamentos e serviços. No Rio, as agências já funcionam em São João de Meriti, na Baixada Fluminense; Bangu, na Zona Oeste do Rio; Carioca e Central, no centro do Rio. Uma nova agência foi aberta em São Gonçalo no início de julho e o governo do Estado vai implantar mais uma em Ipanema, Zona Sul da cidade. Mais de 20 mil pessoas são atendidas diariamente nesses postos.
- Petrópolis pode ser o primeiro município do interior do Estado a ter uma agência Rio Poupa Tempo em função de sua taxa de ocupação de mais de 300 mil habitantes. Também estou evidenciando, neste pedido, a população idosa de nossa cidade formada por cerca de 50 mil moradores com mais de 60 anos, uma das maiores em todo o Estado proporcionalmente ao número total de habitantes. Para esta parcela dos cidadãos é uma forma de facilitar e economizar sucessivos deslocamentos. Um atendimento diferenciado para esta população também nos faz crescer em qualidade de vida", pontua Bernardo Rossi.
O Rio Poupa Tempo é nome do Programa Atendimento ao Cidadão e ao Empresário do Governo do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro(Jucerja). Ele oferece mais de 400 serviços. Entre os órgãos federais, há a presença do Correio e Caixa Econômica (PIS, PASEP, FGTS) e INSS. Consumidores e cidadãos contam ainda com Procon, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa, Detran e Rio Card. Também estão disponíveis serviços como a emissão da Carteira de Trabalho e o auxílio desemprego. As concessionárias de serviços públicos como energia elétrica, gás e água também mantém atendimento no Rio Poupa Tempo.
 
No núcleo empresarial estão reunidas entidades como Sebrae, Junta Comercial, Invest Rio e Ipem. Para auxiliar o consumidor e o cidadão também funcionam no Rio Poupa Tempo o Procon, Rio Card e Instituto Félix Pacheco
 
- Queremos que o Rio Poupa Tempo em Petrópolis seja modelo da agência para o interior do Estado. Até mesmo informações turísticas e do trade do setor também pode estar sendo acopladas a este atendimento, que é considerado de excelência no Estado", completa Bernardo Rossi.
 
Para o deputado estadual, a quantidade dos atendimentos acompanhada nas unidades existentes apontam as principais necessidades de cidadãos e empresários que recorrem às agências Rio Poupa Tempo. Os órgãos estaduais e privados correspondem, cada um, a 40% dos atendimentos prestados. O setor federal vem depois, com 8%, seguido pelos serviços municipais, com 7%. "Esses percentuais mostram que o cidadão precisa do atendimento do Estado mais próximo e que os empresários são parceiros importantes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário