quinta-feira, 14 de julho de 2011

Feira com 600 artesãos da Região Serrana começa nesta sexta

Cerca de 600 artesãos da região serrana apresentarão trabalhos no Parque Municipal em Itaipava. 
 
O evento que segue até domingo tem o objetivo de alavancar novos negócios para os artesãos dos municípios da região serrana, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico realizará o encontro de trabalhos de 600 artesãos no evento “Artesanato da Serra”, que será realizado entre os dias 15 e 17 de julho, no Parque Municipal, em Itaipava.
A iniciativa beneficiará grupos produtivos de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis - locais atingidos pelas chuvas em janeiro de 2011. Também foram convidados artesãos dos municípios de Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim.
A ideia é aproveitar a alta temporada de inverno, quando há grande circulação de turistas e visitantes em Petrópolis, e ainda os festejos de inverno promovidos pelo município. Além de 50 barracas para expositores, serão realizadas oficinas de artesanato gratuitas para fomentar a atividade artesanal. Estão previstas ainda atividades culturais, como apresentação de música, dança, atividades infantis, entre outras.
A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, afirma que a iniciativa faz parte das ações para revitalização da região serrana, com objetivo de promover e divulgar o artesanato produzido na região, criar novas oportunidades de comercialização desses produtos e fomentar a integração dos artesãos das cidades serranas, além de proporcionar momentos de descontração e entretenimento para moradores e visitantes.
“A proposta é abrir mais um canal de divulgação e comercialização para o artesanato da serra fluminense, atraindo público que possa admirar e comprar os produtos dos artesãos locais. O evento se destacará pela exposição e venda de produtos de qualidade, referências locais da região, com princípios de sustentabilidade, criatividade e valor agregado”, afirma Dulce, informando que serão convidados a expor artesãos cujo trabalho se destaque pela criatividade e perfeito uso das técnicas artesanais.
Segundo a subsecretária, a iniciativa também está alinhada com o plano estratégico desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para apoiar e alavancar a reconstrução econômica da região após a tragédia do início do ano.
A subsecretária lembra que, além de articular a abertura de uma linha especial de financiamento pelo BNDES, da ordem de R$ 400 milhões, para as empresas atingidas pelas chuvas, a Secretaria organizou três rodadas de negócios com foco na região, por meio de seu programa Compra Rio.
A primeira delas ocorreu entre empresas do Polo Metal Mecânico de Nova Friburgo e as companhias Vale e Leroy Merlin; a segunda, entre o Polo de Moda Íntima e a rede de lojas Leader; e a terceira, entre produtores rurais da região e a rede de supermercados Zona Sul. Uma nova rodada, desta vez com a rede de Lojas Marisa, está prevista para essa semana e envolverá, entre outras empresas do estado, as indústrias de moda de Nova Friburgo, Petrópolis e demais municípios da região.
O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo desenvolver o setor, permitindo a geração de mais renda e melhorando a qualidade de vida dos artesãos. Entre as ações do programa estão o cadastramento de artesãos, para ajudar na melhoria da elaboração de políticas públicas; a articulação com prefeituras para participação de artesãos em eventos no território fluminense e em outros estados e a aplicação das diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro, do MDIC.
O evento tem parceria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), por meio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), e apoio da ONG Atoar e das prefeituras de Petrópolis e demais municípios.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário