segunda-feira, 18 de julho de 2011

Teresópolis ganha primeiro prédio sustentável

Sustentabilidade, reciclagem e otimização dos espaços são levados em consideração na hora de se projetar a nova construção

No competitivo e implacável mercado da informática e tecnologia uma empresa da cidade é destaque nacional há pelo menos 15 anos neste segmento. Agora, a Alterdata Softwares se prepara para inaugurar o primeiro prédio sustentável da Região e ainda prevê a geração de pelo menos 400 novos postos de trabalho nesta expansão. Com um crescimento de 34% somente no ano de 2010, a empresa anuncia também o investimento na implantação de um moderno centro de capacitação profissional para atender a demanda interna e a sociedade. O DIÁRIO conversou com Ladmir Carvalho, Diretor Executivo da empresa, que falou dos planos de futuro e da relação social da Alterdata com a cidade de Teresópolis.

Com um dos maiores investimentos empresariais da recente história da cidade, a Alterdata pretende galgar mais um degrau no seu processo de expansão constante. Sua nova sede marca o segmento na Região e já nasce criando oportunidades. Mas como surgiu a idéia de implantar um prédio sustentável na cidade? Ladmir explica: “Acho que o principal ponto é o fato de nós acreditarmos muito em nosso negócio. Uma empresa de software, que é contratada para organizar e gerir a empresa dos outros, precisa mostrar que tem capacidade de organização interna, de estruturação sólida e eficiente e todos estes fatores fazem com que acreditemos em ter uma estrutura própria. Essa sede que estamos hoje, apesar de ser um prédio imponente e bonito, já não supre nossas necessidades e ficou pequeno. Nosso ciclo de crescimento está girando em torno de 25 a 28% ao ano durante 16 anos seguidos, este é um número elevado e em 2010 esse índice foi de 34%. Esta elevação em uma estrutura que possui hoje 650 funcionários é uma movimentação muito forte e exigia que nós tivéssemos uma estrutura mais condizente com a nossa situação”, diz Ladmir.

Sustentabilidade, reciclagem e otimização dos espaços entraram definitivamente para o rol de coisas a serem levadas em consideração na hora de se projetar uma nova construção. Com esses novos conceitos, surgem então os chamados prédios sustentáveis. Em Teresópolis, a empresa que virou referência de qualidade na produção softwares, agora também dá uma lição de compromisso com o meio ambiente e responsabilidade social em sua nova sede.

O projeto conta com dois blocos harmonizados, cada um com cinco pavimentos e dois elevadores panorâmicos, que estarão ligados através de plataformas de vidro. Na concepção foi levada em conta a sustentabilidade. Há aproveitamento da água da chuva que será destinada ao uso nos lavatórios, captação de energia solar e estação de tratamento de esgoto própria. Além disso, os vidros das janelas permitem maior entrada de luz e conservação térmica, evitando uso excessivo de ar condicionado.

Fonte: O Diário de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário