quinta-feira, 14 de julho de 2011

Quadra do Maracanãzinho ganha piso novo e moderno, com padrão internacional


Pavimento será colocado depois dos Jogos Militares e do Mundial de Vôlei Sub-20

O Maracanãzinho, único equipamento esportivo já pronto para as Olimpíadas de 2016, terá piso novo, da mesma qualidade que os existentes nos mais modernos ginásios do mundo. O pavimento será colocado depois do torneio de vôlei dos V Jogos Mundiais Militares, que começa dia 17 de julho, e do Mundial de Vôlei Sub-20, em agosto. Até lá, essas competições serão disputadas sobre um piso da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Entre uma e outra competição, o ginásio organizará duas grandes festas em julho: a apresentação do projeto Zico 10, no dia 26, e do time de vôlei RJX, dois dias depois.

Segundo o presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), Everardo Cândido Silva, o torneio de vôlei do Mundial organizado pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), no Rio, já seria disputado sobre o piso que a Suderj vai adquirir, com verba do Ministério do Esporte, mas os dirigentes da competição internacional optaram pelo da CBV.


No mês passado, a Suderj fez uma base permanente de concreto num espaço de 1,8 mil metros quadrados, depois de remover o piso antigo. Com o uso das mais modernas técnicas de engenharia, a superfície não apresenta o menor desnível e é própria para receber qualquer tipo de piso que varia conforme a modalidade esportiva. Entre esta base, há ainda um emborrachado, chamado evear, sobre o qual se apoia o pavimento, como o taraflex, um material de qualidade muito elevada próprio para vôlei, que foi colocado pela CBV nesta semana e será substituído pelo piso da Suderj após aquelas competições.


Até agora, os eventos esportivos ou não, como recentemente o show do Disney On Ice, os jogos da Liga Mundial de Vôlei Masculino e as etapas dos mundiais de tênis de mesa e de judô, eram realizados na antiga quadra, cujo piso, danificado pela enchente de abril, passou por reparos logo depois das chuvas. Algumas modalidades esportivas que usam o taraflex, como o showbol, futsal, vôlei e handebol, conseguiam realizar competições no ginásio, mas para outras, como o basquete, isso era impossível.


– Com a liberação dos recursos federais, decidimos, então, colocar um piso moderno que pode ser utilizado por qualquer esporte – explicou o presidente da Suderj.


Ele é feito de placas de madeira removíveis. Isso permite eventualmente a troca por outro piso em eventos esportivos, caso os organizadores queiram ter o próprio, ou necessariamente nas atividades não esportivas, como shows, danças e espetáculos de patinação no gelo, entre outros. O piso é apoiado numa estrutura reforçada, que funciona como amortecedor, o que é exigido pelo COB para prevenir lesões dos atletas.


– Esta estrutura é tão resistente que cada metro quadrado é capaz de suportar pressão de até seis toneladas – enfatizou Everardo Silva.

A decisão de trocar o novo piso visa adequar o Maracanãzinho para receber qualquer competição de alto nível. Ele foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para sediar o torneio de vôlei das Olimpíadas de 2016. Até lá, entre outros eventos, será sede dos jogos do novo time de vôlei do Rio, o RJX, formado e mantido pelo empresário Eike Batista.

O ginásio fora reformado no início do atual Governo do Estado para a realização do Pan-Americano de 2007. Com a reforma, os torcedores assistem às competições sentados, com todo o conforto e num ambiente climatizado. São 11.470 cadeiras no total, assim distribuídas: 8.554 de arquibancadas; 1.223 especiais; 129 da Tribuna de Honra; e 1.564 de platéia vip, nas duas laterais e nos dois fundos de quadra.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário