terça-feira, 12 de julho de 2011

Secretaria do Ambiente vistoria área de parque fluvial em Nova Friburgo

Córrego Dantas foi uma das áreas mais atingidas pelas chuvas de janeiro deste ano

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, estarão em Nova Friburgo nesta quarta-feira (13/7) para uma vistoria na área do futuro parque fluvial do Córrego Dantas, uma das áreas mais atingidas pelas chuvas em janeiro deste ano.

O córrego está sendo dragado com a utilização de equipamentos do programa Limpa Rio do Inea. São três escavadeiras, uma draga, 20 caminhões basculantes e uma retroescavadeira, que estão fazendo o desassoreamento e a limpeza das margens.

O parque fluvial, que vai ocupar parte dos 20 quilômetros de extensão do Córrego Dantas, terá áreas de lazer, mobiliário urbano, equipamentos para realização de atividades esportivas, além de dispositivos de controle de inundações, como bacias de detenção, pavimentos permeáveis e trincheiras de infiltração. As margens do rio também passarão por reflorestamento ou revegetação, com priorização do uso de espécies vegetais nativas da Mata Atlântica.

O Inea vem trabalhando em Nova Friburgo desde janeiro, com deslocamento de equipamentos e pessoal para atuação emergencial no resgate de vítimas, desobstrução de vias e auxílio aos desabrigados. Os técnicos do instituto também fizeram a vistoria e dimensionamento de mais de 80 seções hidráulicas de pontes situadas na região urbana de Friburgo.

Os técnicos realizaram também o trabalho de zoneamento das áreas de risco de inundação na área onde será instalado o parque fluvial. As áreas de exclusão e com significativo risco de inundação vão subsidiar a ampliação do Sistema de Alerta de Cheias da Região Serrana.

Serviço

Dia: Quarta-feira (13/7), às 10h
Onde: Ponto de encontro: 11º Batalhão da Polícia Militar (Praça da Bandeira, 474 – Vila Nova)

Nenhum comentário:

Postar um comentário