domingo, 17 de julho de 2011

Ministério do Meio Ambiente da Itália promove mostra no Forte de Copacabana

O Ministério do Meio Ambiente da Itália, em parceria com o Fórum das Américas -  fundação brasileira sem fins lucrativos – decidiu aproveitar a V Edição dos Jogos Mundias Militares, abertos neste sábado (16), no Rio de Janeiro, para apresentar ao Brasil a Mostra Italy Sustainable Life, que acontece entre os dias 18 e 24 de julho, no Forte de Copacabana.

A mostra é parte da excelência italiana no âmbito de uma cultura ambiental dedicada à sustentabilidade e apresenta diversas escalas de um projeto, desde a dimensão minuta de um objeto de design, a um edificio ou uma cidade.

A primeira seção de Italian Design for Sustainability apresenta ao público uma coleção de objetos de design pensados, projetados e realizados através da utilização de materiais reciclados produzidos de forma sustentável, tendo como curador o arquiteto Marco Capellini.

A segunda seção - Sustainable Landmarks – apresenta obras de arquitetura realizadas pelo estúdio italiano Archea Associati, que há anos realiza projetos sustentáveis que buscam a integração com o meio ambiente e o pouco consumo de energia . No ambiente, serão apresentados dois importantes projetos realizados recentemente, através da cooperação do Ministério do Meio Ambiente italiano: o Pavilhão UBPA, no World Expo Shangai 2010; e o Green Energy Laboratórios construído para a Jao Tong University, de Shanguai.  Esta segunda seção tem a curadoria do professor  e arquiteto Marco Casamonti.

A terceira seção, Sustainable Cities in Italian Style, inserida em um cubo espetacular, contém um poliedro multifacetado onde são projetadas cenas da vida urbana, extraídas de algumas pequenas cidades italianas consideradas exemplo de estilo sustentável de vida. Seu curador é o arquiteto Mario Occhiuto.

A Mostra Italy Sustainable Life é uma  contribuição do Ministério do Meio Ambiente italiano à iniciativa Base Italia, dando continuidade a importante atividade de promoção de uma cultura de sustentabilidade, que teve início nas Olimpíadas de Pequim, em 2008; amadureceu durante a presidência Italiana do G-8, em 2009;  e se consolidou durante a  Exposição Universal de Shangai, em 2010; com a esperança de que as propostas italianas possam representar um estímulo para o desenvolvimento de uma política e uma filosofia de vida dedicadas ao respeito ao meio ambiente.

Serviço:
Mostra Italy Sustainable Life -  de 18 a 24 de julho de 2011
Abertura Oficial: 17/07/2011
Horário: 18 horas
Local: Forte de Copacabana

Nenhum comentário:

Postar um comentário