terça-feira, 19 de julho de 2011

Lançada sétima edição do Prêmio Prefeito Empreendedor

Prefeituras podem participar da premiação com projetos para o desenvolvimento das cidades



A melhor oportunidade para que as cidades menores possam divulgar para todo o Brasil as suas melhores práticas. Assim o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, definiu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, cuja sétima edição foi lançada na manhã desta terça-feira (19/7), no Palácio da Cidade, em Botafogo. Ganhador de dois prêmios quando prefeito de Piraí, ele pediu que todos os 92 prefeitos fluminenses participem do prêmio, mostrando programas que fazem a diferença para a população e para o desenvolvimento econômico dos municípios.

Para Pezão, o Rio de Janeiro vive um momento especial, com a retomada do crescimento e a volta dos investimentos estrangeiros. Esse, então, é o momento para que os municípios criem mecanismos que permitam a atração de novas empresas e o fortalecimento das já existentes. O prêmio segue quatro vertentes básicas, que são Articulação, Informação, Capacitação e Incentivo às Boas Práticas e as inscrições terminam dia 31 de outubro.

- Tive o prazer de ganhar dois prêmios desses, que abriram grandes oportunidades para o meu município. Sei que a meta do Sebrae é de ter a inscrição de 46 municípios, mas, pela qualidade dos nossos prefeitos, tenho certeza de que todos os municípios fluminenses estarão participando dessa sétima edição – afirmou Pezão.

O diretor do Sebrae/RJ, Cézar Vasquez, explicou todo o processo e disse que a proposta do órgão é estimular os gestores municipais, além de difundir as experiências de sucesso em todo o país. Um dos principais prêmios do Prefeito Empreendedor é a participação de uma missão empresarial que acontecerá em 2012, buscando o contato com projetos e ações que estão sendo desenvolvidas no exterior, em busca do fortalecimento das micro e pequenas empresas, que servem de base para o desenvolvimento sustentável das cidades.

- Existem muitos programas nos municípios do interior que são de grande sucesso, mas não são difundidas. Queremos trocar essas experiências e buscar meios de estimular o crescimento harmônico de todo o país – frisou Vasquez.

Já o presidente da Associação de Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aemerj) e prefeito de Valença, Vicente Guedes, vencedor do ano passado na categoria Desburocratização, apontou esse prêmio e programas como o Lidera Rio como incentivadores da melhoria da qualidade da vida nas cidades. Opinião compartilhada com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vencedor ano passado com os programas Alvará Já e Empresa Bacana, que agilizam a formalização de pequenas empresas.

- Fico feliz por receber aqui no Palácio da Cidade o lançamento do prêmio, pois é importante essa integração e troca de experiências entre as nossas cidades. Estaremos todos juntos, na busca da divulgação dos nossos projetos e programas que visam a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento dos municípios. Todos estamos escrevendo a nova história econômica do país – concluiu Eduardo Paes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário