domingo, 17 de julho de 2011

UCP apresenta projetos em Brasília

Equipe da universidade foi recebida pelo ministro Garibaldi Alves. / Foto divulgação

O reitor da Universidade Católica de Petrópolis, Dr. José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, e dois pesquisadores da UCP na área de Saúde, o Dr. Marcus Vinícius de Mello Pinto e o Dr. Edelto dos Santos Antunes, apresentaram nesta semana, em Brasília, dois projetos revolucionários aos ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação e Previdência Social. Neste último, a comitiva foi recebida pessoalmente pelo ministro Garibaldi Alves.
Um dos projetos, cuja linha de pesquisa é a Biomodulação Tecidual com Fototerapia, consiste na utilização do agente fotossensibilizador Ulcerax no tratamento do pé diabético, que se tornou um dos principais problemas de saúde pública da atualidade. O método é inovador e consiste no tratamento de feridas crônicas em consequência do diabetes e evita a amputação dos membros inferiores dos pacientes.
Já a pesquisa do Dr. Edelto dos Santos Antunes visa a recuperação de defeitos crânio-faciais em pacientes vítimas de acidentes, por exemplo, com a utilização de polímero de mamona. A técnica também é inovadora e usa material biocompatível, que representa a ausência de rejeição às próteses. Os dois projetos visam a redução dos custos do SUS, principalmente em relação a cirurgias e internações. Uma nova reunião foi marcada para o dia 26 de julho, em Brasília, em conjunto com os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário