segunda-feira, 25 de julho de 2011

Petrópolis - William Campos desmente fechamento de escola

Na semana passada, o anúncio de que a Escola Municipal Accácio Branco, destinada a deficientes visuais, seria fechada, inclusive por mensagens na rede social, foi desmentido pelo secretário de Educação, William Campos, que decidiu tornar público relatório sobre a Assistência de Educação Especial em Petrópolis. Entre as novidades anunciadas pelo secretório está a conquista da verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), no valor de R$ 145 mil, que será destinado a 20 escolas municipais.
Este dinheiro será destinado para construção de rampas, colocação de piso antiderrapante, alargamento de portas, entre outras intervenções que forem necessárias para promover mais segurança e conforto aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Segundo o secretário, todo o trabalho de Assistência de Educação Especial coloca Petrópolis como referência em Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A rede de educação do município conta com a formação de aproximadamente mil professores, que nestes dois últimos anos foram habilitados para trabalhar com alunos com necessidades educativas especiais. “Os investimentos nesta área não param e neste segundo semestre vamos inaugurar 37 salas de recursos multifuncionais, em escolas localizadas em todos os distritos, equipadas para ajudar os alunos a desenvolver as habilidades necessárias para sua vida escolar”, contou o secretário.
As salas de recursos são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos desenvolvidos para o atendimento dos alunos especiais. A informação da secretaria é de que as 37 salas de recursos atendem 453 alunos, distribuídas da seguinte forma: duas salas no quarto distrito (Pedro do Rio); duas no quinto (Posse); três salas no terceiro distrito (Itaipava); 11 no segundo distrito (Cascatinha); e 19 no primeiro distrito (Centro).     
Com esta e outras medidas, o secretário garante que a Prefeitura, em parceria com o Ministério da Educação, está ampliando e qualificando a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública.

Qualidade nas escolas especiais

Com relação à Escola Accácio Branco, o secretário de Educação disse que os serviços oferecidos serão ampliados com a inauguração da Escola Paulo Freire, permitindo que outros alunos sejam atendidos. De acordo com dados da Secretaria de Educação, a Escola Paulo Freire atende hoje à Escola de Nogueira e à Escola Paroquial São Pedro de Alcântara. Segundo a secretaria, além de oferecer educação até o quinto ano, o espaço funcionará junto à Accácio Branco, formando um complexo que servirá como referência para toda a rede de educação.
Segundo o secretário, com os investimentos realizados, alunos com outras deficiências também poderão usufruir, dos recursos educacionais pedagógicos que são oferecido pela escola. “Ressaltamos que o atendimento das pessoas que utilizam hoje o espaço será mantido de forma qualificada, como sempre foi. Vamos oferecer esta qualidade também para os alunos com outras deficiências”, explicou o secretário.
De acordo com relatório apresentado pela Secretaria de Educação, o departamento de Assistência de Educação Especial é coordenado pela professora Wanda Borsato e formado ainda pela seção para alunos com necessidades educacionais especiais, divisão de educação inclusiva e departamento de programas especiais. Este último tem por meta acompanhar as salas de recursos multifuncionais, dinamizar ações e acompanhamento de trabalho de inerência para alunos com várias necessidades e acompanhamento do transporte escolar dos alunos com necessidades especiais.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário