sábado, 23 de julho de 2011

Histórias da Câmara Municipal de Petrópolis na internet


O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor, mostra o vídeo com as entrevistas, ao lado do produtor Arthur Varella.
Com o objetivo de agilizar o acesso da população e de pesquisadores ao novo acervo digital, que registrou a história da Câmara de Vereadores de Petrópolis através de entrevistas com 79 ex-vereadores, o presidente da Câmara, Paulo Igor (PMDB), vai disponibilizar o acesso ao acervo via internet. As entrevistas remontam momentos importantes para a cidade no Legislativo municipal, resgatando a história, e foram feitas dentro do projeto Arquivo dos Vereadores Petropolitanos. O material foi entregue ao presidente da Casa, pouco mais de um mês após o aniversário de 152 anos da Câmara Municipal de Petrópolis. “Nossa intenção é inserir estas entrevistas na internet e disponibilizar um link de acesso no site da Câmara, para que de qualquer lugar do mundo as pessoas tenham acesso a esse instrumento de pesquisa, de forma fácil e rápida”, explica Paulo Igor.
Além dos vídeos originais, em que cada um dos 79 ex-vereadores entrevistados fala sobre momentos históricos vividos no Legislativo, a Câmara vai oferecer um compacto de todas as entrevistas em um único vídeo. “A idéia é que as pessoas tenham acesso às duas opções: quem quiser poderá assistir às entrevistas originais de cada ex-vereador e quem preferir um material mais resumido poderá assistir ao compacto das entrevistas. Pensamos nisso, pois alguns depoimentos são muito longos, têm mais de uma hora. Esse material será editado e criaremos um novo produto, disponibilizando todas as entrevistas em um único vídeo também”, explica Paulo Igor. O presidente da Câmara frisa que outras possibilidades de acesso ao material estão sendo estudadas. “Estamos definindo ainda de que outras formas podemos disponibilizar este instrumento de pesquisa, que é importante não só para quem quer conhecer mais a história desta casa, mas para os próprios vereadores”, pontua.
O material foi entregue ao presidente da Câmara em solenidade realizada no início deste mês, com a presença de ex-vereadores. O levantamento resgata a história do Legislativo municipal e foi feito por meio de entrevistas biográficas com ex-vereadores que passaram pela casa legislativa. O material foi registrado em entrevistas e traz testemunhos dos parlamentares sobre suas vidas e momentos políticos importantes de que fizeram parte na história da cidade.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2009, ainda durante a administração do então presidente da casa, hoje deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), e foi entregue ao atual presidente da Câmara, Paulo Igor (PMDB), no dia 8 de julho.
Tantos homens públicos fizeram e fazem parte da história de nosso município e merecem essa homenagem de ter suas entrevistas guardadas. A Casa fará um bom uso desse acervo e futuros vereadores poderão se inspirar em idéias e ações”, considera Paulo Igor. O trabalho vem se somar ao projeto cultural Recuperação da Memória HIstória do Legislativo Petropolitano, executado em parceria com o Museu Imperial, que proporcionou a transcrição de todas as atas do Legislativo municipal no período imperial.
O desembargador Miguel Pachá, que propôs a criação da galeria de fotos dos ex-presidentes na casa, outro resgate da memória legislativa, considera a iniciativa importante. “Sou o mais antigo vereador vivo nesta cidade. Não o mais velho, mas o mais antigo, e por isso aceitei a incumbência de falar em nome dos vereadores. Elogiamos com grande satisfação o projeto. Tenho um respeito muito grande por esta Casa onde fui vereador aos 23 anos, fui reeleito e fui presidente aos meus 25 anos”.
O trabalho foi desenvolvido pela Proscenium, agência de cultura que levou treze meses para a conclusão dos trabalhos, entrevistando 79 vereadores. As entrevistas foram realizadas por Arthur Varella (que dirigiu a Casa Legislativa por 30 anos), Marilízia Azevedo e Calau Lopes, também um ex-vereador. Após o falecimento de Calau, sua viúva, Cláudia, assumiu em seu lugar. “A Casa Legislativa, a partir deste momento, passa a ter não só um acervo rico como também a biografia de seus vereadores” declarou Arthur Varella.

Fonte: Ascom CMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário