domingo, 17 de julho de 2011

Rio abre calendário esportivo com os Jogos Mundiais Militares


A presidenta Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral participam da abertura

Um espetáculo de cores, luzes e música marcou a abertura do primeiro grande evento do calendário esportivo do Rio de Janeiro: os 5° Jogos Mundiais Militares. A presidenta da República, Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e mais de quatro mil atletas da competição, vindos de 112 países, participaram da cerimônia neste sábado (16/7) no estádio do Engenhão. A Cidade Maravilhosa, que receberá também a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, servirá de cenário para a maior competição esportiva militar da América Latina até o próximo dia 24.

- Declaro aberta a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar e desejo boa sorte a todos - disse Dilma.

O rei do futebol, Pelé, que já participou dos Jogos Militares, subiu ao palco para acender a pira da quinta edição da competição, diante de cerca de 30 mil espectadores. O tenente Ribamar Bandeira, tetracampeão mundial de pentatlo militar, conduziu a bandeira nacional e a iatista Isabel Swan, medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de 2008, fez o juramento dos jogos.

Depois do show da Esquadrilha da Fumaça e da entrada das delegações, as belezas naturais do Brasil foram destaques no evento. Com alegorias e figurinos assinados pelo carnavalesco Chiquinho Spinoza, entraram em cena golfinhos, cardume de peixes, tamanduás, formigas e borboletas, além de uma sucuri de 22 metros de comprimento, com partes articuladas. Um grupo de crianças e adolescentes interpretou a fauna e flora brasileira, formando a bandeira nacional no fim da apresentação.

Arion, mascote dos Jogos, também teve uma entrada especial. Ele surgiu, sob efeitos especiais, ao lado de outros personagens que representavam as Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar e ao som dos Paralamas do Sucesso. Os cantores Toquinho e Zizi Possi e uma roda de samba com Jorge Aragão, Dudu Nobre, Alcione e Diogo Nogueira completaram a noite de festa.

Delegação brasileira conta com 268 atletas

Durante os Jogos da Paz, os atletas se dividirão em provas no Engenhão, no Parque Aquático Maria Lenk e no Maracanãzinho. Outros equipamentos esportivos foram construídos e servirão para a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, como uma das três vilas erguidas para os atletas militares, em Deodoro, na Zona Norte.

O Brasil participa com 268 atletas e estará representado em todas as 20 modalidades: atletismo; boxe; basquete; esgrima; futebol; hipismo; judô; natação; pentatlo moderno; taekwondo; tiro; triatlo; vela; vôlei; vôlei de praia; orientação; paraquedismo; pentatlo naval; pentatlo militar; e pentatlo aeronáutico. Os Jogos começaram oficialmente no dia 15, com uma partida do futebol masculino entre Brasil e Argélia.

Torcida no aquecimento para a Copa e as Olimpíadas

A torcida da família Porfino fez questão de assistir à abertura do primeiro grande evento esportivo sediado no Rio de Janeiro uniformizada, com camisa da seleção brasileira e a bandeira do Brasil. As estudantes Camili e Camila, seu pai Manuel, reservista da Marinha, e sua tia Lena também garantiram seus ingressos para as competições de atletismo e de futebol. A família está se preparando para torcer pelo país na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

- É muito emocionante ter a oportunidade de ver um evento desse porte na cidade do Rio. A festa vai ser linda. É uma prévia de como serão os Jogos Olímpicos e a Copa. Não será apenas uma chance de torcer pelo Brasil, mas pelo Rio de Janeiro, que mostra toda sua estrutura como cidade-sede de competições de níveis mundiais - disse Camila.

O casal Thaiza e Jorge Oliveira também estava animado na cerimônia que abre oficialmente os Jogos da Paz. O oficial da Aeronáutica e a estudante acompanharão as partidas de futebol e pretendem voltar no encerramento da competição. E, nos próximos anos, não irão perder eventos esportivos como a Copa das Confederações, em 2013, e as Olimpíadas.

- Sinto orgulho de ver um evento tão importante como os Jogos Mundiais Militares acontecerem na minha cidade. Vai ser uma semana muito agitada, porque quero assistir a outras competições. O melhor é que quando os Jogos da Paz acabarem,vamos receber uma Copa das Confederações e a tão sonhada Olimpíadas - disse a estudante.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário