quinta-feira, 14 de julho de 2011

ONG mapeará região afetada pelas chuvas


Nos próximos dias 16 e 17, cerca de 40 voluntários do grupo Convergindo Esforços, Superando Obstáculos (Ceso) mapearão as condições atuais da Região Serrana, seis meses após as chuvas que castigaram Nova Friburgo e demais cidades. Com auxílio de 20 jipeiros do Rio de Janeiro e de Nova Friburgo, os voluntários percorrerão mais de cem pontos atingidos por desabamentos no distrito de Campo do Coelho. Munidos com aparelhos de GPS (do inglês Global Positioning System — sistema de posicionamento global), os integrantes aplicarão um cadastro georeferenciador, com o objetivo de levantar as necessidades dos moradores locais.

Os dados apurados serão cruzados com os 1.100 cadastros do grupo, que está atuando no terceiro distrito friburguense desde 14 de janeiro. A ideia é, numa segunda etapa, compartilhar as informações com governos, cidadãos e entidades privadas, de modo a incentivar ações para a reconstrução da região, como entrega de segunda via de documentos, orientação empresarial, consultoria sobre agronegócios, entre outras.
Criado após as fortes chuvas de janeiro na região, o grupo Ceso é uma organização não governamental, formada exclusivamente por voluntários. Idealizado e sob a liderança do professor Klaus Denecke Rabello, o grupo vem desenvolvendo um belo trabalho de ajuda às vitimas da maior catástrofe climática do país. De janeiro até hoje o Ceso já organizou mais de 20 comboios (idas em grupo) para as regiões rurais de Nova Friburgo, levando mais de três mil cestas básicas, dez mil litros de água potável, 250 cobertores, 2.500 kits escolares e mais de mil kits de limpeza.

Agora o Ceso começa a buscar a legalização de sua infraestrutura, tornando-a uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e assim levar sua experiência conquistada na prática para outras frentes que carecem de algumas habilidades. Outro projeto desenvolvido pela Ceso atualmente é o Levando Amor e Reconstrução (Lar), para ajudar a reconstrução do lar de oito pessoas e uma escola, resgatando, assim, a dignidade dessas famílias.

Os interessados em participar deste e de outros projetos desenvolvidos pela Ceso podem obter mais informações pelo site www.cesorj.com.br ou pelo e-mail cidadaniamovel@cesorj.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário