quarta-feira, 27 de julho de 2011

Copa do Mundo e Copa das Confederações já têm calendários oficiais


No sábado, o Rio será palco do sorteio preliminar das eliminatórias para o Mundial

Começou a contagem regressiva para a abertura dos mais importantes eventos do futebol mundial. A Copa do Mundo acontecerá pela segunda vez no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 julho de 2014, e a Copa das Confederações, de 15 a 30 junho de 2013. Os calendários dos torneios foram anunciados nesta quarta-feira (27/7) pela Fifa, durante coletiva de imprensa realizada na Marina da Glória.

- O Brasil é um país especial para a história da Copa. E está esperando para sediar o Mundial pela segunda vez desde a década de 50. O Brasil não é apenas o país do futebol, mas da alegria e de uma economia em pleno crescimento. Estão todos muito confiantes, porque sabem que a Copa será um sucesso - elogiou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que estava acompanhado do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

O calendário de partidas e a ordem dos jogos nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo serão divulgados na reunião do Comitê Executivo da Fifa, nos dias 20 e 21 de outubro, em Zurique, na Suíça. No próximo sábado, os olhos do mundo estarão voltados novamente para a Marina da Glória, onde acontecerá o sorteio preliminar das eliminatórias para o Mundial, que definirá os destinos de 166 países.

Sorteio das eliminatórias começa no sábado

A Fifa e o Comitê Olímpico Local (COL), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, preparam uma grande festa para comemorar o retorno do Mundial ao Brasil depois de 64 anos. O evento conta com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral, do embaixador honorário para a Copa, Pelé, e representantes de 166 seleções, além de ídolos do futebol como Ronaldo Fenômeno, Zagallo e Zico e cantores como Ivete Sangalo e Daniel Jobim.

- É um prazer estar no Rio de Janeiro e dar o pontapé inicial para o sorteio das preliminares. Queria parabenizar o comitê organizador e os governos federal, estadual e municipal por organizarem as instalações do evento de sábado. É importante mostrar para o mundo a capacidade do Brasil e do Rio nesse primeiro evento oficial da Copa de 2014. Veremos um futebol de alta qualidade, com 31 seleções qualificadas - ressaltou Joseph Blatter.

Os números nas eliminatórias são expressivos: serão 824 partidas, 74.160 minutos de bola rolando e 203 seleções participantes. O Brasil, por ser país-anfitrião, está automaticamente classificado. Assim como nas últimas Copas, a Europa brigará por 13 vagas, a África terá direito a cinco, a América do Sul e a Ásia, quatro, cada, e América do Norte, América Central e Caribe disputarão três vagas.

Ingressos para a Copa do Mundo

Os preços dos ingressos serão estabelecidos de acordo com a estrutura dos estádios que receberão os jogos da Copa de 2014. Mas o comitê adiantou que serão disponibilizados ingressos também a preços populares, como aconteceu na Copa da África do Sul.

Copa das Confederações

A Copa das Confederações, com oito seleções, é um evento-teste e será disputada num período de 15 dias em quatro ou cinco cidades brasileiras, escolhidas até 21 de outubro pelo Comitê Executivo da Fifa. O Brasil, país-sede, o Uruguai (atual campeão da Copa América) e a Espanha (campeã mundial) já são três das oito seleções confirmadas. Haverá também os campeões da Europa, da Ásia, da Oceania, da Concacaf e da África.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário