sexta-feira, 22 de julho de 2011

UERJ inaugura exposição de fotos artísticas da natureza


Conjunto de 33 imagens produzidas entre 2006 e 2010 será apresentada ao público

Na exposição “Natureza, arte e ciência em foco”, a equipe da linha de pesquisa em Fotografia Científica Ambiental do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais – LARAMG, do Departamento de Biofísica e Biometria do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes/UERJ, apresenta, a partir do dia 27/7, na Galeria Gustavo Schnoor do Centro Cultural da UERJ, uma série de fotografias decorrentes da observação dos aspectos da natureza, proporcionando uma aproximação entre Ciência e Arte através da percepção visual.

A exposição apresenta ao público um conjunto de 33 imagens produzidas entre 2006 e 2010. São retratados, na sua maioria, detalhes cores e formas de animais e plantas típicos da Mata Atlântica. Desta maneira, o LARAMG ajuda no processo de reconhecimento e preservação da biodiversidade local.

A intenção da exposição é mostrar, através da fotografia, o “aspecto sensível” da natureza, e então revelar a diversidade de cores, formas e padrões, intrincados e exuberantes. Os componentes da equipe não se limitaram ao registro documental. Usando enquadramento e princípios de composição, o propósito dos expositores, transformados em fotógrafos, é evidenciar aquilo que pode passar despercebido a um olhar desavisado, tornando visível um universo que pode estar oculto numa folhagem, na concavidade de um vegetal ou nos olhos de um animal.

A equipe do LARAMG é composta por Antônio Carlos de Freitas, Heloísa Guillobel, Marcia Moura Franco, Alexandre Castagna Mourão e Lima, Juliana de Figueiredo Melo, Juliana de Sousa Nogueira, Lavínia de Carvalho Brito, Priscila Portela d' Oliveira, Roberta Liz Oliveira Hering, Robinson Mario Carvajal Galleguillos e Waisenhowerk Vieira de Melo.

“Natureza, arte e ciência em foco”Fotografias científicas ambientais do LARAMG/IBRAG/UERJ
Local: Galeria Gustavo Schnoor/Centro Cultural da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Inauguração: 27 de julho de 2011, quarta-feira, às 19h
Visitação: de 28 de julho a 19 de agosto, das 9h às 20h
Informações: (21) 2334-0114
ENTRADA FRANCA
Classificação etária: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário