quinta-feira, 7 de julho de 2011

Florescer realiza curso para produtoras de Vargem Alta em Nova Friburgo



Distrito é o principal polo de produção de flores de corte temperadas do estado

Mulheres que trabalham no cultivo de flores no distrito de Vargem Alta, em Nova Friburgo, Região Serrana, terão a oportunidade de aprender técnicas básicas de montagem de arranjo, conhecimento dos estilos, harmonização de cores e confecção de buques. O Programa Florescer, da secretaria estadual de Agricultura, em parceria com a Afloralta (Associação de Produtores de Flores de Vargem Alta), realiza dias 7, 8 e 9, Curso de Arte Floral visando promover a produção e estimular o consumo de flores na região.

Segundo com a coordenadora do Florescer, Nazaré Dias, o evento faz parte das ações de capacitação do programa e da continuidade ao trabalho de apoio e fomento à produção de flores no município. Vargem Alta, principal polo de produção de flores de corte temperadas do estado: rosas, gérberas, crisântemos, astromélias, copo-de-leite, entre outras, reúne cerca de 190 produtores. Sua produção média é de 500 mil dúzias/maços por mês, movimentando cerca de R$ 250 mil.

– O curso abre uma nova oportunidade de trabalho para as produtoras, que poderão atuar na decoração de eventos, na confecção de buques para noivas ou até mesmo criar uma cooperativa para ações conjuntas junto ao segmento de decoração – explicou.

Na avaliação de Nazaré, elas têm uma vantagem em relação aos demais municípios produtores, porque a produção do distrito é comercializada quase que na sua totalidade na Cadeg, principal centro de vendas de acessórios utilizados na confecção de arranjos.

As aulas irão ocorrer na Escola Manoel José Nogueira Peixoto. Nos dias 7 e 8 serão ministradas das 13 às 18 horas e no dia 9, no período da manhã, entre 8 e 12h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário