Pela primeira vez no município, profissionais da Educação poderão cursar Mestrado em Educação gratuitamente, graças ao convênio realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Educação, com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP). As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 8 de julho, e serão gratuitas aos contemplados pelo convênio. A iniciativa é uma antecipação do cumprimento de alguns pontos previstos no Plano de Carreira e Salário (PCCS), como a capacitação dos servidores, que será votado essa semana na Câmara Municipal. É também uma forma de aumentar o número de mestres na Educação, já que hoje são 55 profissionais com esse título na rede municipal de ensino.
Esse investimento da Secretaria de Educação de quase R$ 300 mil incentiva ainda mais os profissionais a se especializar, já que, sem o convênio, desembolsariam aproximadamente R$ 25 mil para poder realizar um curso de qualidade como este.
“Está prevista no PCCS e, por isso nós já vamos implementar para não prejudicar os interessados. O prefeito Paulo Mustrangi me pediu para dobrar o número de profissionais com mestrado até o fim de 2012. Esse é o primeiro grande passo com a UCP, mas outras instituições poderão ser utilizadas pela Educação”, declarou o secretário de Educação, professor William Campos.
Os kits, que contêm os procedimentos para o profissional se candidatar a uma das 12 vagas disponíveis, já estão no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória para serem retirados pela direção de cada instituição de ensino municipal para apresentá-lo aos servidores da unidade.
De acordo com a Universidade Católica de Petrópolis, o objetivo do curso é formar pesquisadores e profissionais para a área da educação, mediante o desenvolvimento de linhas de pesquisa que contribuam para o avanço do conhecimento, a análise de questões e problemas educacionais e a proposição de soluções alternativas. O curso prevê duas linhas de pesquisa que são: Políticas e instituições educacionais e seus atores e Instituições educacionais e suas práticas pedagógicas.
"O secretário de Educação tem uma visão que vem ao encontro do pensamento da nossa universidade sobre a capacitação dos professores, oferecendo mais esta oportunidade de ter o Mestrado em Educação da UCP. Uma formação de qualidade reflete no melhor exercício da profissão e no ensino de modo geral. Com esta sensibilidade da Secretaria de Educação, certamente apoiada pelo prefeito Paulo Mustrangi, a municipalidade investe não só no futuro do magistério, mas no de todos os jovens que frequentam nossas escolas públicas municipais”, declarou o do reitor da UCP, José Luiz Rangel Sampaio Fernandes.
O convênio está disponível para a participação de todos os profissionais da Educação, que devem respeitar o prazo de inscrição e as etapas exigidas pela universidade.
“O reconhecimento do professor é fator decisivo para uma educação de qualidade. Nosso município avança com o Plano de Cargo, Carreiras e Salários, que é a valorização do profissional, assim como essa frente inédita de apoio à formação em nosso município”, destacou a subsecretária de Ensino Fundamental, Cláudia Quintanilha. Mais informações pelo site www.ucp.br.
Fonte: Ascom PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário