terça-feira, 5 de julho de 2011

Iniciativa inédita da Prefeitura permitirá cursar Mestrado em Educação gratuitamente

 
 
Pela primeira vez no município, profissionais da Educação poderão cursar Mestrado em Educação gratuitamente, graças ao convênio realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Educação, com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP).  As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 8 de julho, e serão gratuitas aos contemplados pelo convênio. A iniciativa é uma antecipação do cumprimento de alguns pontos previstos no Plano de Carreira e Salário (PCCS), como a capacitação dos servidores, que será votado essa semana na Câmara Municipal. É também uma forma de aumentar o número de mestres na Educação, já que hoje são 55 profissionais com esse título na rede municipal de ensino.
Esse investimento da Secretaria de Educação de quase R$ 300 mil incentiva ainda mais os profissionais a se especializar, já que, sem o convênio, desembolsariam aproximadamente R$ 25 mil para poder realizar um curso de qualidade como este.

“Está prevista no PCCS e, por isso nós já vamos implementar para não prejudicar os interessados. O prefeito Paulo Mustrangi me pediu para dobrar o número de profissionais com mestrado até o fim de 2012. Esse é o primeiro grande passo com a UCP, mas outras instituições poderão ser utilizadas pela Educação”, declarou o secretário de Educação, professor William Campos.

Os kits, que contêm os procedimentos para o profissional se candidatar a uma das 12 vagas disponíveis, já estão no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória para serem retirados pela direção de cada instituição de ensino municipal para apresentá-lo aos servidores da unidade.

De acordo com a Universidade Católica de Petrópolis, o objetivo do curso é formar pesquisadores e profissionais para a área da educação, mediante o desenvolvimento de linhas de pesquisa que contribuam para o avanço do conhecimento, a análise de questões e problemas educacionais e a proposição de soluções alternativas.  O curso prevê duas linhas de pesquisa que são: Políticas e instituições educacionais e seus atores e Instituições educacionais e suas práticas pedagógicas.

"O secretário de Educação tem uma visão que vem ao encontro do pensamento da nossa universidade sobre a capacitação dos professores, oferecendo mais esta oportunidade de ter o Mestrado em Educação da UCP. Uma formação de qualidade reflete no melhor exercício da profissão e no ensino de modo geral. Com esta sensibilidade da Secretaria de Educação, certamente apoiada pelo prefeito Paulo Mustrangi, a municipalidade investe não só no futuro do magistério, mas no de todos os jovens que frequentam nossas escolas públicas municipais”, declarou o do reitor da UCP, José Luiz Rangel Sampaio Fernandes.
O convênio está disponível para a participação de todos os profissionais da Educação, que devem respeitar o prazo de inscrição e as etapas exigidas pela universidade.

“O reconhecimento do professor é fator decisivo para uma educação de qualidade. Nosso município avança com o Plano de Cargo, Carreiras e Salários, que é a valorização do profissional, assim como essa frente inédita de apoio à formação em nosso município”, destacou a subsecretária de Ensino Fundamental, Cláudia Quintanilha. Mais informações pelo site www.ucp.br.

Fonte: Ascom PMP


Nenhum comentário:

Postar um comentário